Por Joedson Telles
“Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida” – Tiago 1: 5 (NAA).
Após exortar ao crente ter alegria nas provações da vida (v. 2), Tiago aconselha, “porém”, pedir sabedoria a Deus, para que a perseverança assegure a imprescindível maturidade espiritual.
Inevitáveis, as lutas não são enfrentadas mediante o visível, mas contra o invisível. Não contra o sangue e a carne, mas tendo como adversários espíritos do mal. Sem buscar a sabedoria divina, pereceremos. A batalha é espiritual.
“Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13).
A cultura secular estimula, quase que no automático, ignorar o criador, e tentar resolver um problema – pequeno ou grande – pondo em prática as próprias ideias ou de outra criatura, igualmente pecadora e limitada. Não surpreende, portanto, que o mundo seja este caos.
O pecado deixou o mundo caótico; e, sem o Espírito Santo, nenhum ser humano tem o discernimento necessário para lidar com as adversidades da forma correta.
E como, então, obter a sabedoria de Deus? Nada novo: buscamos a sapiência divina, principalmente, quando oramos com sinceridade, em nome de Cristo Jesus (só ele tem mérito), e lemos e meditamos nas Escrituras, a Palavra de Deus.
“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples” (Salmos 19:7). “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência” (Provérbios 2:6).
Entretanto, há a necessidade indiscutível de colocarmos em prática a fé. Sem isso, não adianta apelar ao Senhor, pois, sem fé, é impossível agradá-lo. “Peça-a (a sabedoria), porém, com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento” (Tiago 1:6, ênfase acrescentada).
A dúvida é o contrário da fé; “coloca em xeque” o cumprimento das promessas de Deus. Logo, não vem de Deus.