Por Joedson Telles
“Se vocês seguirem os meus decretos e obedecerem aos meus mandamentos, e os colocarem em prática, eu lhes mandarei chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto. A debulha prosseguirá até a colheita das uvas, e a colheita das uvas prosseguirá até a época da plantação, e vocês comerão até ficarem satisfeitos e viverão em segurança na terra de vocês” – Levítico 26: 3-5 (NVI).
A aliança mosaica descrita, em Êxodo 24, mostra como a fidelidade de Israel a Deus fora estabelecida como a garantia das bênçãos. A maldição seria o castigo pela desobediência.
A maldição sobre os ímpios, aliás, é assegurada pelo caráter justo e santo de Deus, que não tem aliança com o pecado. Mas Deus, em sua infinita bondade, obviamente, abençoa todos que andam nos Seus caminhos.
Deus não criou o homem e o abandonou à própria sorte. O criou para viver em abundância, sob o seu zelo. Ser abençoado; e é assim até os dias de hoje, já que Deus não muda (Malaquias 3:6). O homem, todavia, alimenta o pecado com a desobediência.
Se antes Deus tinha gozo em assegurar uma terra fértil sem a qual seria impossível a sobrevivência de Israel, hoje, num mundo desenvolvido, numa economia complexa, através de diversas formas, Ele garante a sobrevivência humana.
Jeová, porém, cobra o mesmo tipo de obediência do passado, na eterna e mais importante aliança: o sangue de Cristo. Assim, as Escrituras, que narram a história da redenção, são aplicadas na vida daquele que vive pela fé. Obediência segue sendo a palavra-chave.
Entretanto, mais do que receber bênçãos materiais oriundas da obediência, para se manter viva, a igreja do Senhor Jesus é alcançada, sobretudo, por “toda sorte de bênção espiritual, nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1:3). A salvação é maior delas. Não não é inteligente o homem focar apenas as bênçãos materiais e caminhar para o inferno.
Bênçãos materiais, a propósito, podem chegar – e chegam – também ao ímpio. Deus não nega a chamada graça comum. Agora, ser salvo, viver eternamente no céu, somente os que estão em Cristo Jesus são abençoados assim.