O governador Belivaldo Chagas (PSD) participou, na tarde desta segunda-feira, dia 3, acompanhado da vice-governadora Eliane Aquino (PT), da abertura das atividades da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) deste ano de 2020. Ao lado dos deputados e de demais autoridades, Belivaldo fez um balanço das ações do Governo do Estado, em 2019, cita as principais conquistas e dificuldades e anuncia futuras ações que deverão ser executadas.
“Estamos aqui para apresentar um breve relatório do que fizemos em 2019, e as perspectivas para 2020 em diante. Entendemos que passamos já da fase mais crítica, e agora, estamos prestes a lançar alguns projetos, que apontam para o desenvolvimento, principalmente na área de Infraestrutura, já que passamos o ano passado arrumando na casa para chegar em 2020, anunciando algumas obras importantes para Sergipe”, afirmou.
Dentre as ações, Belivaldo falou sobre o Pró-Rodovias, um programa que traz como objetivo a reforma e reconstrução de rodovias estaduais, como a João Bebe Água, em São Cristóvão, além da rodovia que liga os municípios de Riachão do Dantas e Tobias Barreto. Outra grande obra programada para este ano é a da Orla Sul, um projeto de revitalização de aproximadamente 15 quilômetros de praia, que também passará a ser mais um cartão de visitas.
“Nós estamos trabalhando para conseguir melhorar a arrecadação e atender e Lei de Responsabilidade Fiscal, que não posso deixar de cumprir. Vamos apertar um pouco mais o cinto, no que dizer respeito à arrecadação própria do Estado, sem criar impostos. Mas é preciso uma ação mais enérgica para cobrar de quem efetivamente está devendo ao Estado de Sergipe”
Um dos destaques do discurso do governador também foi a importância da somação de esforços e do trabalho em conjunto realizado entre o Legislativo e o Governo do Estado, quando o chefe do executivo aproveitou a ocasião para agradecer o empenho dos deputados em colaborar com o equilíbrio das contas públicas.
“Desejo que eles continuem com a mesma atuação que se mantiveram em 2019. Deputados comprometidos com o desenvolvimento de Sergipe, independentes de serem da oposição ou da base de sustentação do Governo. Quando se precisou da Assembleia nos contamos o tempo todo, como contei com o apoio para a governabilidade, com o Poder Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público. Enfim, órgãos autônomos juntos para o bem de Sergipe”, complementou.
Em discurso, o governador também falou sobre as perspectivas de crescimento do estado, sobretudo do ponto de vista das atividades de petróleo e gás. “Sergipe será, sem dúvidas, também um polo de energias renováveis. Há projetos em fase final de consolidação para usinas eólicas e fotovoltaicas de grande porte. Some-se, também, a atividade específica de prospecção de campos de petróleo e gás na costa sergipana, a entrada em produção de alguns deles já no próximo ano, fazendo Sergipe ocupar um dos primeiros lugares entre os maiores estados produtores do país. Muito provavelmente ao longo de cinco a sete anos seremos o terceiro maior produtor de petróleo e gás do Brasil”, destacou.