Isonomia, igualdade e equidade. Estes princípios têm marcado as obras e ações desenvolvidas pela administração da Prefeitura de Aracaju em pouco menos de 2 anos de gestão. O quantitativo de serviços oferecidos, os bairros atendidos, a população beneficiada e o montante de recursos investidos representam o compromisso do prefeito João Alves em trabalhar em todas as regiões da capital, priorizando as regiões onde as demandas sejam maiores.
Os 13 bairros localizados na Zona Norte, por exemplo, têm sido atendidos com diversas ações de infraestrutura executadas todos os dias pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Por se tratar de uma área de grande densidade populacional, a PMA disponibiliza um conjunto de ações que inclui diversos serviços como recuperação do pavimento asfáltico, terraplenagem, desobstrução da rede de drenagem, manutenção das praças e outros espaços públicos. Os serviços são realizados cotidianamente, inclusive aos sábados.
Para dar celeridade ao trabalho e ampliar o número de atendimentos, a administração municipal distribui, diariamente, quase 100 profissionais equipados de máquinas patrol, retroescavadeira, veículo tipo caçamba e outros equipamentos necessários para execução das ações. Fruto de estudos e planejamento, a Emurb tem identificado os locais da zona Norte que necessitem de uma intervenção capaz de modernizar a infraestrutura e proporcionar melhores condições de vida para quem mora na região. Com esta filosofia, a PMA beneficia as comunidades e equaciona os problemas negligenciados por antigos administradores da capital.
Rodando no Macio também atua na zona Norte
Um dos locais em que a PMA tem levado o Rodando no Macio são os bairros da zona Norte. Na área, já foram recapeados mais de 75 mil metros de vias públicas e aplicadas mais de 4,2 mil toneladas de massa asfáltica, apenas através do programa, excluindo o trabalho realizado com a operação tapa-buraco. Apenas a região do Complexo Viário Governador Marcelo Déda e o Centro Comercial superaram a região em números de ruas beneficiadas.
Outras ações transformam a zona Norte
A Emurb levou recentemente um conjunto de ações que incluem limpeza, nivelamento e terraplenagem de várias ruas do loteamento Visconde de Maracaju II, bairro 18 de Forte, e no bairro Lamarão. Ainda no bairro 18 do Forte, o loteamento Morada das Mangueiras também foi beneficiado com as ações da Prefeitura que proporcionou mais saneamento básico e segurança para os transeuntes.
Outra comunidade contemplada com o trabalho da PMA foi o loteamento Pau Ferro, localizado no bairro Cidade Nova, que recebeu diversas ações que transforma a paisagísticas e de urbanização que ampliaram as políticas públicas de saneamento e infraestrutura. Já o loteamento Isabel Martins, localizado no bairro Soledade, teve várias ruas beneficiadas terraplenagem e patrolamento.
A promoção de diversas ações junto aos quase 30 mil moradores distribuídos em aproximadamente 10 mil unidades habitacionais do bairro Santos Dumont, comprova o trabalho realizado também neste bairro. As melhorias são facilmente notadas por quem conhece o local e reconhecidas pelos moradores que confirmam o empenho da PMA em transformar o bairro. Só nos últimos dias, a Emurb levou ao local uma série de importantes medidas como recuperação da malha viárias, recuperação da rede de drenagem, terraplenagem, serviço de limpeza de fossa para a população carente.
A Prefeitura trabalha para finalizar a construção de um muro de contenção ao longo da extensão do canal localizado na avenida A, na comunidade do Getimana. O trabalho consiste em implantar uma estrutura no terreno para fixar a terra exposta e evitar maiores desníveis que provoquem desmoronamento. A medida é prova do trabalho e do compromisso da atual gestão que tem detectado áreas que necessitam de intervenções urbanas imediatas, através de planejamento do espaço urbano, respeito à legislação ambiental e rigor técnico da obra.
Enviado pela Secom da PMA