A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) realiza, nesta sexta-feira, 03, uma formação para coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental. O intuito da iniciativa é o alinhamento dos últimos detalhes referentes à aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece entre os dias 20 e 31 de outubro em todo o país. Na rede pública de Aracaju, alunos do 5º e do 9º ano de 46 escolas farão as provas de Língua Portuguesa e Matemática.
A Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) da Semed é a responsável pelo evento. De acordo com a coordenadora, Giselle Machado, como a aplicação das provas acontece nas próprias unidades de ensino, a formação tem o objetivo de garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. “Foi muito trabalho empenhado, muitas ações desenvolvidas e hoje é o momento de confraternizar e de ainda ajustar os pontos que estão faltando para chegarmos a um resultado final satisfatório”, apontou Giselle Machado.
Nessa preparação, a equipe da Coef informa aos coordenadores como as escolas devem estar organizadas nos dias das provas, questões ligadas à conferência das listas de alunos e do censo escolar, como recepcionar estudantes e aplicadores do Saeb quando eles chegarem nas unidades, dentre outras medidas. “Todas essas ações são itens que temos que orientar os nossos gestores”, explicou Giselle Machado.
Com a finalidade de que os alunos alcancem um bom rendimento nas provas, a capacitação também detalha aos coordenadores as habilidades nas duas disciplinas que os estudantes precisam consolidar nessa reta final. “Estamos trazendo atividades de Língua Portuguesa e Matemática, para que eles possam levar às suas equipes de professores, a fim de replicar isso dentro das salas de aulas com os nossos alunos”, ressaltou Giselle.
A secretária da Educação, Edna Amorim, deu as boas-vindas na formação, agradecendo a toda a equipe da Semed e aos coordenadores das escolas por toda a dedicação em relação ao Saeb. A gestora enalteceu ainda a importância da iniciativa. “Sem vocês, nós não conseguiríamos nada. Sabemos que vocês estão empenhados para essas provas, e a secretaria também. O apoio é importante para que essa avaliação seja um sucesso. Tudo em que a secretaria investe e faz tem como objetivo garantir um aprendizado de qualidade para os nossos alunos. Esse é o foco dos nossos trabalhos e com certeza todos terão um bom desempenho”, afirmou Edna Amorim.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Santa Rita de Cássia, Yluska Vieira, esse momento proporcionado pela Semed contribui para fortalecer ainda mais a atuação dos coordenadores para a avaliação do Saeb. “Isso nos motiva e nos mostra uma sensibilidade que estamos exercitando diariamente, tanto com os professores quanto com os alunos e os familiares. É um desafio, mas é possível ter bons resultados, desde que todos estejam engajados e motivados”, disse.
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma das principais ferramentas do país para diagnosticar a qualidade do ensino público. O resultado nas provas produz o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Desde o início do ano, a Prefeitura de Aracaju adotou várias medidas para elevar o indicador. Novo material didático Alfabetiza+, capacitação contínua de professores, aulões e uso de tecnologias são alguns dos recursos usados para atingir as metas.






