Os problemas da irrigação no Projeto de Assentamento Jacaré/Curituba foram discutidos em audiência pública realizada pelo mandato do deputado Estadual João Daniel (PT), na tarde da última quarta-feira, 21, no município de Canindé do São Francisco. Dela participaram as mais de 700 famílias assentadas desse PA, além de pessoas de outros assentamentos e comunidades do entorno do Jacaré/Curituba. A audiência também contou com a participação do secretário adjunto da Secretaria Nacional de Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, Pedro Mousinho; o secretário executivo da Codevasf em Brasília, Luiz Augusto; superintendente regional em exercício da Codevasf em Sergipe, Gustavo Lopes.
De acordo com o deputado João Daniel, que propôs a realização desse encontro, o objetivo central da audiência foi discutir a questão da consolidação e término total da irrigação do Assentamento Jacaré/Curituba, bem como a sua gestão e a continuidade do projeto. Hoje, a irrigação no local beneficia 750 famílias, em torno de 3 mil hectares de terra. Esse total de famílias assentadas está no local desde 1997.
A questão relacionada à irrigação no assentamento foi bastante discutida. Depois de ouvidas todas as reivindicações dos assentados e feita a exposição dos problemas, foram propostas algumas soluções. Foi criada uma comissão, composta por membros do governo federal e do assentamento, para dar continuidade ao encaminhamento das reivindicações apresentadas.
A audiência teve a participação de toda equipe que presta assistência técnica ao assentamento, prefeito Roberto Araújo, vereadores e secretários municipais de Poço Redondo, município em que se localiza 80% do assentamento Jacaré/Curituba. O superintendente do Incra em Sergipe, Leonardo Góes, e os diretores da Superintendência também participaram da audiência pública.
Situação de oferta de vagas em creches será discutida em audiência pública na Assembleia
Na manhã desta sexta-feira, dia 23, a partir das 9 horas, será realizada, na Assembleia Legislativa, uma audiência pública para tratar sobre a questão da quantidade de vagas em creches em Sergipe. O evento será realizado na Sala de Comissões da Alese.
O evento tem o apoio do mandato do deputado estadual João Daniel (PT) e foi construído juntamente com a Marcha Mundial de Mulheres em parceria com o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE/UFS) e Casa das Domésticas.
A audiência é aberta ao público em geral e tem como objetivo discutir com a população sergipana a realidade do Estado com relação à oferta de vagas na educação infantil, especificamente no segmento conhecido como creche, para os filhos das trabalhadoras e trabalhadores. Essa iniciativa parte de reflexões e da construção da luta realizada no dia 8 de março último com os mais diversos movimentos sociais e sindicatos do Estado. A audiência tem como lema: “Para trabalhar e estudar, por creches vou lutar!”.
Por Edjane Oliveira, da assessoria