Autor do requerimento convidando o secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, para uma exposição no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valmir Monteiro (PSC), vice-líder da bancada de oposição, avaliou como positiva a ida do secretário à Assembleia, destacou o entusiasmo do auxiliar do governador Jackson Barreto (PMDB) para tentar resolver os problemas, mas não deixou de fazer algumas críticas à sua política de segurança. Ao fazer sua avaliação, Valmir Monteiro disse que se sentia feliz por ver tanto entusiasmo do secretário.
“Eu não faço política torcendo pelo pior! Quero realmente que o secretário faça um bom trabalho e que ele pegue todo esse entusiasmo e consiga revolucionar a nossa política de Segurança Pública”. Em seguida, Valmir alertou que a sociedade sergipana está assustada. “Eu moro no interior e sei o que é o sofrimento dessas famílias. Quem tem um sítio ou uma chácara em um povoado, está vendendo e indo morar na sede do município por temer tanta violência”.
Em seguida, Valmir foi ainda mais incisivo em suas críticas, dizendo que Lagarto possui mais de 100 mil habitantes e que povoados como a Colônia 13 e o Jenipapo já possuem um posto policial, mas o povoado Brasília, que é maior que cerca de 20 cidades sergipanas, não tem policiamento algum. “Nas divisas com Riachão do Dantas e Simão Dias não temos proteção alguma! As pessoas sentem medo de saírem de suas residências! Ou andam em grupos ou são alvos fáceis de assaltos”.
Valmir disse que viu tanta euforia do secretário que parecia que a realidade da segurança não é ruim. “Até para se tirar uma carteira de identidade, o sergipano tem que pegar fila! Um amigo de Lagarto veio cinco horas da manhã para Aracaju e, por volta das 9 horas, me ligou para dizer que não tinha conseguido porque não tinha mais senha. A carteira de identidade não sai de graça! É pago! E a SSP tem como resolver. É só querer”. IML Em seguida, Valmir disse que o Instituto Médico Legal (IML) necessita de mais investimento.
“É inadmissível que uma família passe horas esperando o rabecão chegar, com um corpo no chão. Isso é desumano! Recebi uma reclamação de uma família que esperou quase 20 horas para recolher um corpo porque não tinha gente para fazê-lo”.
Por fim, Valmir fez mais cobranças sobre a segurança no município de Lagarto. “A jovem Acácia de Jesus, 26 anos, amanhã completa quatro meses que está desaparecida e ninguém tem uma resposta! A SSP não dá nenhuma satisfação. Um restaurante de Lagarto, recentemente assaltado por seis bandidos encapuzados, que levaram a renda e os bens dos clientes, fechou as portas à noite. Agora só serve almoço!”.
Após uma resposta de Mendonça Prado às cobranças de Valmir, dizendo que ele foi prefeito por quatro anos e não resolveu todos os problemas e que agora estava querendo soluções da SSP em menos de um mês, o deputado não deixou por menos e respondeu: “eu fui prefeito de Lagarto por quatro anos e fiz muito por minha cidade. Se Mendonça tiver a felicidade de ter os mesmos êxitos que eu tive em quatro anos, aí eu terei a certeza que a Segurança dos sergipanos estará garantida”.
Por Habacuque Villacorte