As obras de revitalização do Parque Governador Augusto Franco, o Parque da Sementeira, estão avançadas e os aracajuanos e turistas que frequentam o local demonstram boas expectativas para a conclusão da revitalização, cujo objetivo é ampliar as opções de lazer na capital.
Executado com recursos do financiamento contratado pela Prefeitura de Aracaju junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito do programa “Construindo para o Futuro”, o projeto conta com investimentos de mais de R$ 25 milhões e incluirá, entre as novidades, a construção de pistas de corrida e ciclismo, espaço pet, quiosques, academia para a terceira idade, jardim sensorial, playground, área esportiva, entre outros atrativos.
A obra é realizada em etapas e, segundo o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, ela foi iniciada com a reurbanização da área esportiva. “O trabalho vem crescendo bastante para que, em breve, possamos entregar este tão importante cartão-postal da nossa cidade completamente renovado. Neste momento, estamos fazendo a concretagem do piso e implantando alambrado no complexo de quadras. Além disso, o serviço avançou em outras frentes. É realizada a pavimentação das calçadas na entrada principal, demolição da antiga praça das crianças e preparação para iniciar a pavimentação desta área, recuperando redes de água, drenagem e esgoto em todo o parque, fundações e gradil no espaço pet. Equipes estão atuando, também, no cercamento dos lagos com estacas de eucalipto tratado. Na CCTECA, são realizadas fundações, alvenaria, revestimento, reboco, telhados e instalações hidrossanitárias e elétricas”, declarou.
Os frequentadores do Parque da Sementeira acreditam que, após concluída a obra, o local ficará ainda mais atrativo para aracajuanos e turistas, como destaca Fania Alves Rabelo, de 37 anos, que em janeiro comemorou o aniversário da filha no parque. “Sempre estou aqui fazendo piquenique, e hoje estamos comemorando o aniversário da minha filha. A gente vem com frequência, nós gostamos de ficar embaixo dessas árvores para fazer piquenique com as crianças. Temos uma turma de cerca de oito crianças que sempre a gente traz. E eu sei que depois da reforma vai ficar ainda melhor para a gente vir para cá”, disse ela durante uma visita ao local.
O baiano, Diego Vieira Reis, de 27 anos, também comemora as melhorias no decorrer da revitalização do parque. “Não sou daqui de Aracaju, essa é a segunda vez que eu venho aqui, e eu gosto muito desse parque, que tem um ambiente muito confortável para as famílias fazerem o seu lazer. Com certeza a reforma trará grandes transformações para o parque”, afirmou.
A professora de dança, Julie Stefane Menezes de Sá, de 29 anos, costuma frequentar o Parque da Sementeira com seu grupo de dança para gravar vídeos e fazer fotos. “Aqui é o point, é onde a galera pode ter uma tarde tranquila, seja para vir com a família, para gravar videos, andar de bicicleta. Acredito que quando essa revitalização terminar, trará muitos benefícios para as pessoas que frequentam o parque”, declarou.
Matheus dos Santos Correa, 38 anos, é professor e treina crianças que praticam futebol de campo. “Geralmente a gente treina três vezes por semana aqui. A gente vê que agora a Prefeitura está tendo um cuidado maior com esse parque. É extremamente interessante, porque é um espaço livre, onde as pessoas podem praticar vários esportes. Eu acho que vai melhorar muito. Para mim aqui é o principal espaço livre para a prática de atividade esportiva, piquenique, passeio, e toda melhoria aqui é muito bem-vinda. E acho que estava mesmo precisando”, disse.
O servidor público Josenildo de Jesus Cardoso, 38 anos, também costuma aproveitar o Parque da Sementeira com a família. “A gente sempre se distrai um pouco, faz piquenique, traz o filho para brincar, ou fica só deitado aqui descansando. Sem sombra de dúvidas hoje, em Aracaju, aqui é um dos melhores lugares para sair com a família. Tem bastante segurança, uma diversidade de coisas para as crianças fazerem. Essa reforma para a gente foi uma surpresa e ficamos muito felizes, porque vai melhorar a infraestrutura. É algo que me alegrou muito, pois vai ficar melhor do que já é”, afirmou.
Foto: Marcelle Cristinne/Secom da PMA