A Prefeitura de Aracaju iniciou, neste sábado, 8, no Dia Internacional da Mulher, a programação oficial dos 170 anos da capital com o Circuito Esportivo. Com atividades direcionadas ao público feminino, as ações foram acompanhadas durante a manhã pela prefeita Emília Corrêa e pelo vice-prefeito e secretário de Comunicação, Ricardo Marques.
A iniciativa teve início às 6h da manhã, com a caminhada para mulheres no calçadão do bairro 13 de Julho, um momento que contou com homenagens, dinâmicas e muita atividade física. Em seguida, às 10h, a equipe de vôlei sentado ocupou a quadra do Estação Cidadania, no bairro Bugio, para celebrar a inclusão e as mulheres no esporte.
De acordo com a prefeita Emília Corrêa, que esteve no Estação Cidadania vibrando com as paratletas do vôlei sentado, os 170 anos da capital representam a celebração do povo. “Nossa gestão tem mostrado esse olhar diferenciado. Aracaju tem a primeira prefeita e, hoje, no Dia Internacional da Mulher, começamos a celebrar o aniversário da cidade destacando as mulheres, colocando-as em evidência, especialmente nesse dia do vôlei sentado. Isso é inclusão, é celebração, é a mulherada na linha de frente. Toda a programação esportiva e artística de hoje é protagonizada por mulheres. Este é um momento de valorizar e mostrar a força das mulheres, reafirmando que elas podem estar onde quiserem”, disse.
Em 2020, a paratleta Thais da Silva Oliveira conheceu o vôlei sentado e se encantou pela modalidade. O esporte se tornou sua paixão e missão, inspirando outras mulheres a superarem desafios e ocuparem seu espaço. Para ela, o vôlei sentado é mais do que competição – é inclusão, mostrando que todos têm lugar na quadra. Com cada treino e partida, Thais reforça que o esporte deve ser acessível a todos, tornando o jogo mais forte e, acima de tudo, mais justo. “Hoje está sendo um dia muito especial. Somos guerreiras e, independentemente das dificuldades e das circunstâncias do dia a dia, não é fácil desenvolver um trabalho tão bonito dentro do esporte. Lutamos pelos nossos direitos e pelo nosso espaço, e assim seguimos, da melhor forma possível”, comemorou.
Para a treinadora da equipe, Maria Cléa, a iniciativa promovida pela Prefeitura ajuda na divulgação da modalidade. “Hoje temos uma modalidade paralímpica em nível nacional e internacional, mas ainda sem visibilidade. Enfrentamos dificuldades para divulgar o esporte e recrutar novas pessoas com deficiência, especialmente mulheres. Apesar de termos seleções brasileiras e atletas convocados regularmente, a participação feminina ainda é um grande desafio. Por isso, ações como esta são fundamentais para divulgar a modalidade. Nosso objetivo é trazer mais pessoas com deficiência para vivenciarem o vôlei sentado, independentemente da modalidade em que já atuam”, salientou.
Circuito Esportivo
Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), o Circuito Esportivo dos 170 anos de Aracaju segue com atividades durante todo o Dia Internacional da Mulher e também no dia 9. “Teremos programação especial nesta tarde na Praça Fausto Cardoso, onde 400 mulheres das artes marciais – taekwondo, judô e jiu-jitsu – estarão em ação. À noite, na Maracaju, acontece o torneio de vôlei de praia, com 20 duplas competindo. Essa iniciativa é fundamental, pois reforça a presença da mulher nas políticas públicas. A luta pelo direito ao lazer, à educação e a todas as oportunidades é constante, e não poderíamos, como órgão municipal, deixar as mulheres de fora”, destacou o secretário da Sejesp, Aquiles Silveira.
Neste domingo, 9, o Circuito Esportivo se estende a 11 bairros da cidade, com diversas modalidades. “Incluindo handebol, futebol, basquete, atletismo e a tradicional Corrida de Barcos, uma competição centenária que recebe total apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Esporte”, concluiu Silveira.
Por Agência Aracaju de Notícias