Em seu primeiro pronunciamento na nova legislatura da Câmara de Aracaju, nesta quarta-feira, dia 5, o vereador Breno Garibalde cobrou uma revisão no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU). Segundo ele, um processo que se arrasta há anos sem solução, impactando diretamente no desenvolvimento organizado da capital sergipana.
“Falei sobre isso nos quatro últimos anos aqui nesta casa, e a gente precisa retomar essa discussão o quanto antes. Não tem como essa cidade estar crescendo, sem essa revisão. O nosso PDDU é do ano 2000, com estudos feitos em 1995. Enquanto isso, a cidade segue crescendo sem o devido planejamento há quase 25 anos. Isso causa consequências irreparáveis para a nossa cidade em setores como saúde, educação e mobilidade urbana”, pontua o vereador.
Em seu discurso, Breno lembrou as discussões para dar seguimento à terceira revisão do PDDU durante o ano de 2024. Segundo o parlamentar, o processo aconteceu de forma atropelada, utilizando diagnósticos desatualizados da cidade. “Um dos grandes problemas foi a falta de participação popular. A população precisa ser ouvida, precisa fazer parte desse processo, porque são eles que serão impactados diretamente com essa revisão, e isso precisa ser priorizado essa nova gestão”, declara o parlamentar.
Breno diz ainda que o processo de revisão permanece barrado pela Justiça Federal. “Esse processo ainda não chegou aqui na Câmara de Vereadores, para que a gente pudesse iniciar a votação, mudanças e emendas. Agora, a nova gestão já está se reunindo para iniciar um novo processo. O alerta que eu deixo é para que tenham muito cuidado com essa questão, para que não aconteça a mesma coisa que aconteceu na gestão passada”.
Em seu pronunciamento, Breno lembrou também as obras ditas estruturantes, que estão sendo realizadas na capital sergipana, sem o devido planejamento. “Estamos com tanta obra “estruturante” na nossa cidade, obras que inclusive não estruturam nada, se a gente não tem uma cidade bem planejada. Enquanto isso, o nosso centro está esquecido. Uma região que tem toda infraestrutura de saúde e educação, mas não há planejamento de moradia para aquela área. A gente precisa ocupar o centro, fazer com que essa área seja novamente atrativa para moradia e comércio”.
Breno finalizou sua fala reafirmando que vai continuar lutando por uma cidade melhor, que pense nas pessoas e no meio ambiente. “Foi para isso que eu fui eleito, contem comigo para fazer uma Aracaju melhor para todos quem vivem aqui”.
Enviado pela assessoria/Foto: China Tom/CMA