Foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei 189/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania), que reforça a segurança dentro dos Terminais de Integração de Aracaju com a instalação de câmeras de videomonitoramento.
Ao usar a Tribuna da Câmara de Aracaju, o vereador lembrou a violência praticada por integrantes de torcidas organizadas, recentemente, dentro do Terminal DIA, onde um jovem morreu, após ser agredido por um grupo de torcedores rivais. O veador observou que não havia segurança no local.
“Os passageiros e comerciantes do terminal entraram em pânico com a confusão generalizada. Por isso a necessidade de ter reforço na segurança. O videomonitoramento é uma ferramenta básica para ajudar os órgãos de segurança”, defende o parlamentar
O vereador Ricardo Marques discute esse assunto, desde 2022, quando aprovou, na CMA, uma moção de apelo para que a Prefeitura de Aracaju, por iniciativa própria, colocasse câmeras de segurança e fizesse um plano de fuga e incêndio para todos os terminais de integração.
“Foi, inclusive, o Ministério Público que solicitou um relatório técnico ao Corpos de Bombeiros, que, ao fazer uma vistoria em todos os terminais da capital, constatou várias irregularidades – bem como a ausência de requisitos mínimos de segurança. Agora, com o projeto aprovado, por unanimidade, espero que o prefeito Edvaldo Nogueira sancione, faça cumprir essa Lei para o bem e segurança de quem utiliza os terminais de ônibus”, finalizou o Ricardo Marques.