A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), aparteou o pronunciamento do líder da bancada de oposição na Casa, deputado Venâncio Fonseca (PP), para lhe agradecer publicamente pelas “defesas” que fez da “Casa do Povo”, durante o processo eleitoral que culminou com duas eleições da também deputada Susana Azevedo (PSC) para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Angélica desabafou, lembrou-se das pressões que recebeu de setores da imprensa e desejou sorte à colega de parlamento no novo desafio que vai assumir.
Ao fazer seu aparte, Angélica disse que “nós sabemos tudo o que sofremos durante o processo de escolha da conselheira. Determinados veículos de comunicação batiam, diariamente, na Assembleia Legislativa e na sua presidente. Diziam que eu estava atropelando o regimento, rasgando a Constituição Federal e a Constituição Estadual. Disseram que Angélica Guimarães tinha prevaricado e que estava fazendo tudo ao arrepio da lei. Teve um que disse que eu tinha rasgado a minha história, mas tudo o que fiz, faria tudo novamente”.
Em seguida, a deputada disse que conduziu todo o processo com a convicção que estava cumprindo o regimento da Casa e as duas Constituições. “Até que chegou o momento que o pleno do Tribunal de Justiça, por maioria, disse que nós estávamos corretos. Depois vieram duas decisões referendando a AL no STF: uma do vice-presidente e outra do presidente Joaquim Barbosa. Eu só espero que as mesmas pessoas que me atiraram pedras possam dizer, humildemente, me desculpe pelas ofensas, pelas maldades e agressões”.
Angélica Guimarães foi ainda mais longe e disse que “eu posso até errar, mas tento fazer as coisas corretamente. Enquanto boa parte da imprensa atacava esta Casa, o deputado Venâncio Fonseca foi para a linha de frente defende-la como um todo! Teve um momento em que tivemos que cumprir uma decisão judicial e o fizemos. Recorremos e no final nós saímos vencedores com a vaga ficando para o parlamento. Isso soa como uma vitória do Poder Legislativo, como a independência do Poder. Eu estou feliz, de alma lavada, porque venceram os justos e a justiça foi feita. Quero agradecer publicamente ao deputado Venâncio Fonseca por tudo o que fez em defesa desta Casa”.
Susana Azevedo
Angélica também comentou sobre a ida de Susana ao TCE. “Susana deixa o Legislativo, após tantos anos, após tantos mandatos e com uma série de serviços prestados ao povo sergipano. E continuará servindo a Sergipe, como sempre fez, mas agora em outra função pública. Susana venceu por duas vezes nesta Casa para ir ao TCE e era mais do que merecido. Que Deus lhe dê muitos anos de vida. Perde a Assembleia Legislativa uma grande parlamentar, mas é uma mulher que certamente vai engrandecer o Tribunal de Contas”.
Enviado pela assessoria