Mais de 300 alunos da rede municipal de ensino de Aracaju participaram, nesta quinta-feira, 15, de uma triagem odontológica na sede do Conselho Regional de Odontologia (CRO), promovida pelo Projeto Dentista do Bem, em parceria com a Educação de Aracaju, a ONG Turma do Bem e a empresa Colgate.
Cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participaram do projeto: Anísio Teixeira, Professor Laonte Gama da Silva, Presidente Vargas, Oviêdo Teixeira e Sabino Ribeiro. O Dentista do Bem é um programa da Turma do Bem destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa dos 11 aos 17 anos. A instituição existe há 20 anos, tem sede em São Paulo e já atendeu mais de 147 cidades, estando também em países como Argentina, Chile, Peru, Uruguai, México e Portugal.
A coordenadora administrativa da EMEF Sabino Ribeiro, no bairro 18 do Forte, Luciana Trindade, acompanhou 29 alunos na triagem e afirmou que os estudantes precisam muito de acompanhamento odontológico. “Esse evento foi muito importante para garantirmos a saúde bucal dos nossos alunos, que muitas vezes não têm condições de acessar os serviços odontológicos por questões logísticas das famílias. Agora estão tendo essa oportunidade”, disse.
Os beneficiários que passarem pela triagem, apresentarem graves problemas bucais e não tiverem condições financeiras de pagar pelo tratamento serão selecionados e entrarão no programa. Os jovens de até 18 anos receberão atendimento odontológico gratuito, independentemente da complexidade. “Os jovens serão encaminhados para dentistas voluntários, que irão atendê-los em seus próprios consultórios, realizando todo tipo de tratamento necessário, desde o tratamento simples, como limpeza, até o mais complexos, como cirurgia”, explicou o dentista Martin Esteban Mansilla, coordenador do projeto em Aracaju.
A aluna Thaisla Souza Carvalho, de 13 anos, estudante do 8° ano da EMEF Sabino Ribeiro, agradeceu à Secretaria da Educação e à Turma do Bem por lhe proporcionarem atendimento odontológico. “É uma experiência nova para os alunos. Para mim, foi muito boa e inovadora, pois saímos um pouco do cotidiano e tivemos acesso a um serviço que é muito caro” disse.