A Educação de Aracaju tem um cuidado especial com a saúde das alunas adolescentes e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino e, por isso, desde 2021, promove o Programa Florir: “Seu novo ciclo de carinho e proteção”, que tem como foco a entrega de absorventes e atividades pedagógicas relacionadas à menstruação.
Na manhã desta terça-feira, dia 17, a Escola Florentino Menezes, no bairro Areia Branca, na zona de expansão de Aracaju, recebeu uma atividade pedagógica: uma palestra explicando a importância dos cuidados com o ciclo menstrual feminino e o respeito às mulheres.
A palestra foi feita para as alunas, com a participação dos alunos, para que eles entendam e aprendam a respeitar as mulheres. Presente no evento, a secretária da Educação, Edna Amorim, pediu uma salva de palmas aos alunos que respeitam as alunas. “Todo mundo tem mãe e avó, que são mulheres. A menstruação faz parte do ciclo feminino, e, nas escolas de Aracaju, os meninos aprendem a respeitar todas as meninas e mulheres”, destacou a secretária.
Todas as alunas da rede municipal de ensino recebem, por mês ou por ciclo menstrual, dois pacotes contendo oito absorventes cada. Os homens trans que estudam na EJA também são beneficiados. Na Escola Florentino Menezes, 303 pessoas recebem os itens, para garantir dignidade àqueles que, muitas vezes, não têm condições de arcar com os custos do insumo.
Segundo a palestrante do evento, a técnica de referência do Programa Florir, Cláudia Mendonça, a iniciativa busca conter a evasão escolar de adolescentes que deixam de ir à escola por não terem absorventes. “As mulheres precisam conhecer seu ciclo menstrual e saber os seus efeitos. Por isso, o Programa Florir vem justamente para trazer essa parte pedagógica para esse tema tão importante e também para disponibilizar os absorventes”, disse.
Para a aluna Clara Carregossa, de 11 anos e estudante do 5º ano, o Programa Florir é essencial para as mulheres. “Nós, mulheres, precisamos de cuidados. Eu sou menina, ainda não uso, mas sei dos cuidados que precisamos ter”, afirmou.
Foto: Mylena Santos