Por Stephanie Macêdo
As cidades do futuro são atualmente um dos principais assuntos estudados em relação ao desenvolvimento urbano. Isto se deve principalmente aos desafios impostos pela aceleração do processo de urbanização em todos os continentes e ao surgimento das megacidades, que possuem mais de 10 milhões de habitantes. Hoje existem 29 megacidades e 44 grandes cidades que têm entre 5 e 10 milhões de habitantes, que, segundo dados do relatório World Cities, devem aumentar nos próximos anos.
Este processo de urbanização acelerada traz consigo várias consequências. Dentre os problemas enfrentados, destacam-se o congestionamento de veículos, poluição e degradação ambiental, violência, insuficiência de serviços básicos (água, energia, saneamento etc.), desigualdades sociais e econômicas, e deficiência no acesso a bens culturais e educacionais. Diante deste cenário, estudiosos propõem soluções denominadas ‘Cidades do Futuro’.
Depois de ultrapassar 8 bilhões de pessoas neste ano, (seria preciso ter 103 mil Maracanãs para acomodar número de habitantes atual), a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população mundial será de 10 bilhões de habitantes até 2050, tornando a superlotação urbana um dos problemas mais urgentes da atualidade. Atualmente, 55% da população mundial vive em cidades. As projeções da ONU apontam que esse valor chegará a 70% em cinco décadas.
Dado esse contexto, as cidades inteligentes surgem como uma alternativa para mitigar as consequências da urbanização acelerada por meio do uso de tecnologias sensitivas e cognitivas para gerenciar os serviços e infraestruturas das cidades.
Simpósio Cidades do Futuro
No século XXI, as cidades serão o palco dos acertos e desacertos que moldarão o amanhã. Pensando nisso, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizará o ‘Simpósio Cidades do Futuro’. O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA), que assumiu a Presidência da Comissão de Cidades da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), é o idealizador do evento, que será realizado no Plenário deputado Pedro Barreto de Andrade, na sede do Poder Legislativo de Sergipe, no próximo dia 21 de setembro, às 14h.
O objetivo do fórum de discussão é debater temas ligados ao desenvolvimento tecnológico dos municípios brasileiros, como também, a mobilidade urbana, sustentabilidade e a inclusão social. O evento irá receber especialistas de renome nacional, como representantes de gestões municipais que são consideradas cases de sucesso em cidades inteligentes, parlamentares e palestrantes ligados aos eixos que compõem os indicadores de inteligência urbana, a exemplo do geógrafo Willian Rigon, diretor Comercial e de Marketing da consultoria Urban Systems, consultor especialista em inteligência de mercado para desenvolvimento de projetos imobiliários e urbanos.
O deputado Dr. Samuel Carvalho ressalta que expertises e experiências de sucesso serão debatidas no Simpósio. “O encontro debaterá temas ligados ao desenvolvimento tecnológico dos municípios brasileiros, a mobilidade urbana, sustentabilidade e a inclusão social. Com métodos e ideias que já são aplicados em gestões municipais de outros estados e que melhoram a prestação de serviços para a sociedade de forma significativa”, declarou.
Ele revela ainda que a iniciativa do evento na Casa Legislativa de Sergipe é propositiva, “pois prepara as nossas cidades para uma melhor segurança, mobilidade, a questão dos transportes e também o atendimento ao cidadão e à cidadã que necessitam dos serviços das prefeituras de uma forma geral”, concluiu.
Da Agência de Notícias Alese