Por Rosângela Dória
Nesta quinta-feira, 28, às 18h, a Assembleia Legislativa de Sergipe reabre o ‘Espaço Cultural Djenal Queiroz’, no hall da Alese. A retomada do projeto faz parte de uma nova fase nas relações entre o Poder Legislativo e a arte e cultura, com a intenção de valorizar cada vez mais os artistas dos mais diversos segmentos, escritores, professores, pesquisadores e intelectuais sergipanos.
O Espaço Cultural Djenal Queiroz tem a coordenação do jornalista Benneti Nascimento, que tem buscado ampliar o cardápio de eventos para diversificar a atuação da Alese proporcionando chances aos mais diversos artistas sergipanos. “Essa Casa sempre se caracterizou como um espaço consagrado a promover a cultura de Sergipe, através dos eventos que aconteciam no hall da Assembleia. Atividades maravilhosas que sempre eram realizadas na última quinta-feira de cada mês. Com a retomada das atividades, já vamos começar falando sobre primavera e flores com uma programação diversificada para atender a todos os gostos”, explicou Benetti Nascimento.
No retorno das atividades, a programação artística conta com apresentação do Grupo de Chorinho Brasileiríssimo, Grupo de Parafusos, da cidade de Lagarto e exposição da artista Márcia Guimarães
O Grupo folclórico ‘Os Parafusos’ é reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Sergipe.
Os Parafusos fazem representações cênicas em referência à fuga dos escravos das senzalas no período colonial. Vestidos de anáguas brancas, os participantes realizam movimentos em 360 graus no sentido horário e anti-horário que lembram um parafuso.
Márcia Guimarães é sergipana de Aracaju; é autodidata nas artes e desde cedo mostrou interesse pelos aspectos mais artísticos da sociedade. Ganhadora de vários prêmios na área de literatura e artes, Márcia Guimarães já expôs em Nova York, em 2014, no Festival do Brasil na Áustria em 2015 e na Áustria em 2016. Na parte musical, a tração do evento será o Grupo de chorinho Brasileirissimo, de Aracaju. O grupo criado há mais de 11 anos vai apresentar clássicos do chorinho e também músicas autorais.
O evento será realizado sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês com entrada gratuita. Os artista interessados em participar do projeto devem procurar a coordenação do Espaço Cultural na Escola do legislativo João de Seixas Dória, na praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju.
Da Agência de Notícias Alese