Por Júnior Matos
Uma noite marcada pela alegria, descontração e pela valorização do cenário artístico e cultural sergipano. Foi assim que nesta quinta-feira (28) ocorreu a reabertura do Espaço Djenal Queiroz, localizado no Hall da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). A ação representa o fortalecimento da relação do Poder Legislativo com a arte e cultura sergipana.
Para o presidente da Alese, o deputado Jeferson Andrade (PSD), a reabertura do Espaço Cultural tem o objetivo de prestigiar, fomentar e promover as artes e os artistas de diversos segmentos.
“A gente sabe da importância da cultura e o quanto ela representa para nós, sergipanos. Este é um espaço aberto para a cultura e as artes sergipanas, para que nós possamos divulgar os talentos dos nossos artistas sergipanos. Deixaremos sempre as nossas portas abertas para os grupos folclóricos e todos os artistas sergipanos. Esse espaço é do povo sergipano, que é a Assembleia Legislativa de Sergipe. Estamos voltando com o Espaço Cultural e agora em definitivo”, comemorou Jeferson Andrade. A última quinta-feira de cada mês será dedicada ao lançamento de uma nova programação.
Inaugurado na gestão do ex-presidente da Alese, Antônio Passos, e impulsionado na gestão do então presidente da Casa, Ulices Andrade, que hoje é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), o Espaço Cultural foi ganhando cada vez mais projeção no decorrer dos anos. Com o projeto, a classe artística pôde apresentar os seus trabalhos e a população sergipana também conheceu mais seus cantores, pintores, escritores, entre outros profissionais.
“Encontramos o projeto pronto e bastante estruturado, e buscamos melhorar. Ilma Fontes foi a curadora deste projeto por muito tempo e com muita competência; e num evento como este é impossível não lembrar dela. Para mim, é uma alegria enorme ver o espaço reativado e isso significa uma valorização dos artistas sergipanos. A classe política precisa do artista e vice-versa. Eu fico feliz e espero ver o Espaço Cultural da Alese muito mais forte”, declarou o conselheiro do TCE/SE Ulices Andrade.
O Espaço Cultural Djenal Queiroz tem por curador o jornalista e produtor cultural Beneti Nascimento. Ele destacou a importância de aproximar o Poder Legislativo do povo sergipano por meio da arte e da cultura. “Este espaço é consagrado. Ele atua na promoção da cultura sergipana. Através dele poderemos desenvolver diversas atividades”, declarou Beneti.
A retomada das atividades teve por temática “Tempo de Flores e Paisagem”, e logo na abertura foi apresentado um vídeo com Cordel declamado pela cordelista e escritora Izabel. Em seguida, por meio de vídeo em telas, artistas sergipanos declararam a importância de a Assembleia Legislativa reabrir o Espaço Cultural. Entre os artistas, a cantora Amorosa, o cantor Sergival, entre tantos outros que expressaram contentamento com a volta do espaço da cultura na Casa.
A noite de reabertura contou com a apresentação do Grupo Parafusos de Lagarto, do Grupo Brasileiríssimo de Chorinho, e com a Exposição ‘Silêncios Gritados’, obras da artista plástica Márcia Guimarães.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, o secretário geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, também comemorou a reabertura. Para ele, hoje a Casa celebra um renascimento cultural. “Hoje a Alese está retomando o Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, que há muitos anos foi o point de muita agitação popular em Aracaju. Onde a cada última quinta-feira do mês nós tínhamos o Espaço Cultural. Traremos para a sociedade uma experiência sensorial completa, no visual, nas conversas, artes plásticas, nas manifestações culturais, musicais entre tantas outras. Tenho certeza que o dia de hoje ficará marcado com essa grande retomada, com essa atuação artística mais forte, mais contundente, da Assembleia Legislativa de Sergipe”.
A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) Antônia Amorosa também prestigiou o encontro cultural e parabenizou o presidente Jeferson Andrade pela abertura do espaço de cultura. “A realização de um artista é ser reconhecido pelo seu povo. Utilizar e ocupar espaços como este mostra a continuidade de um projeto que foi tão bem conduzido pela saudosa Wilma Fontes, e que agora será conduzido pelo jornalista Beneti”, disse.
“Ressaltar a cultura de um povo é muito importante. A reabertura do Espaço Cultural mostra a importância desta iniciativa. Um povo sem cultura é um povo sem história, e ela está podendo também ser contada neste espaço”, declarou o diretor presidente do Instituto de Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Kaká Andrade.
A artista plástica Márcia Guimarães trouxe a beleza e também críticas emocionais e sociais nos quadros da exposição ‘Silêncios Gritados’, destacados no hall da Alese. “Estou muito feliz por estar na Casa do Povo e também por poder mostrar um pouco da minha arte através dos meus quadros”, contou.
O produtor cultural Paulo Correia também ressaltou estar emocionado com a reabertura do Espaço Cultural da Alese. “Acho importante esta retomada. Este lugar já foi palco de momentos históricos para a cultura sergipana. Aqui temos uma programação variada e rica”, declarou.
Da Agência de Notícias Alese/Foto: Joel Luiz- Agência Alese