02/06/2015 18:55h Comente
A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade, da Assembleia Legislativa de um Estado, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. O título é concedido para aquele que, sem visar lucros e interesses, contribui com serviços em defesa do povo do município ao qual lhe concede a cidadania.
Esta semana o município de Aracaju ganha mais um filho. Desta vez, o homenageado é o ex-vereador de Aracaju Abrahão Crispim de Souza. A solenidade de entrega do título foi realizada na Câmara Municipal da cidade na tarde dessa terça-feira, 02 de junho, e reuniu autoridades, amigos e familiares.
A indicação do nome foi feita pela ex-vereadora Rivanda Farias. Para ela, Crispim é merecedor do título porque tem contribuído constantemente com sua sabedoria e conhecimento para o Estado. “Quero revelar minha imensa satisfação em poder homenagear esse talentoso amigo. Aracaju lhe agradece e reconhece no dia de hoje toda a sua contribuição e serviços prestados para nossa gente,” registrou.
Raras são as vezes que o Poder Legislativo concede um titulo para quem de fato merece, e este era um dos raros momentos que viu alguém com folha de serviços relevantes prestados sendo homenageado pela casa. “Eu não subo a tribuna quando o homenageado não merece receber esta honraria, mas hoje faço questão de vir aqui para destacar as qualidades deste homem e sua importância para nossa história, visto que esta é uma homenagem digna e merece ser reverenciada,” elogiou Rivanda Farias.
Cidadão de fato
Último orador, o homenageado bastante emocionado contou como nasceu seu amor por Aracaju, agradeceu a cada um que presente na sessão e também aqueles que participaram da sua história de vida. Para Crispim o título de cidadão aracajuano foi o maior presente que recebeu em sua vida.
“Confesso que pelo enorme significado desta homenagem em minha vida, tive dificuldades de encontrar as palavras certas para traduzir a minha emoção ao meu reconhecimento pela honra de vossas excelências e do povo ordeiro de Aracaju. Palavras são insignificantes para este momento”, disse o homenageado.
Perfil
Abrahão Crispim de Souza, jornalista, odontólogo de formação, um dos principais nomes do jornal O SERRANO, – retrato perfeito da Itabaiana da década de setenta e parte de oitenta do século passado -, organizador dos livros Costumes de minha aldeia e outros escritos e Versomania, ambos de seu pai José Crispim de Souza. Abrahão se tornou um nome conhecido na comunidade bancária sergipana, a ponto de, mais tarde, ter exercido um mandato de vereador, não se passando despercebido da imprensa política, como alvo de notícias, de críticas e de elogios, tudo empurrado pelo seu gênio irrequieto, que nunca lhe permitiu ficar calado, nada sendo discutido que não tivesse sua ativa participação.