O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um pronunciamento voltado à situação que se encontra o Poder Legislativo. Segundo ele, os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo deveriam se harmônicos e independentes, mas não é isso que acontece. O parlamentar não aceita que o Poder Legislativa “fique de joelhos” para o Executivo ou Judiciario.
“Nós abrimos mão da nossa competência de legislar para estes poderes. Queremos que esta ordem seja reestabelecida. A gente não pode deixar que o Executivo nos sobreponha. O Executivo tem sua competência, nós do Legislativo temos a nossa e o Judiciário tem a dele. Mas não vemos isso. Vemos, por exemplo, que o Judiciário conseguiu reajuste dos seus membros através de uma liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) onde diz que não precisa mandar projeto de lei para esta Casa analisar, sendo que a constituição exige. São essas prerrogativas que nós enquanto deputados temos que lutar para evitar que esse poder seja diminuído entre os demais.Temos que ver os projetos de lei para analisar em sua amplitude e se os deputados verem que deve ser aprovado serão aprovados, se não, rejeitado”, disse.
O deputado observou que para haver o equilíbrio entre os três poderes, o Legislativo deve fazer o seu papel, se impondo em algumas discussões na Casa. “ No caso do aumento do Judiciário para juízes e desembargadores já foi concedido, já receberam o salário de fevereiro, onde na verdade devíamos ter feito uma ação pelo Supremo pra suspender essa ação do Judiciário, mas isso é uma decisão coletiva. Não podemos permitir que o governador mande para a Casa um projeto mandando extinguir ou criando cargos onde não diz nem as atribuições. Isso é o mínimo que vimos aqui e a gente quer na verdade que sigam-se as regras. Que cada poder seja independente e harmônico. A gente tem que fazer a nossa parte se não os outros não vão respeitar. Temos que partir para atitude e se for o caso questionar”.
Georgeo salientou que hoje, para a sociedade, os deputados ganham para fazer nada, quando, na verdade, se a atitude dos legisladores fosse outra o resultado seria diferente. Ele também ressaltou a importância da democracia na Casa.
“O poder mais democrático que nós temos é o nosso. Aqui existem pessoas formadas, sindicalistas, professores, médicos. É nessa Casa que conseguimos congregar o maior número de pessoas pensantes. Mas no momento que a gente fica na Casa só para falar em tribuna e as atitudes não se transformam em ações com certeza a sociedade vai cobrar dos deputados, e não está errada porque paga-se caro. A sociedade quer resultados. A sociedade que paga nosso salário quer ver as atitudes transformadas em ações”.
Do Universo
Foto: César de Oliveira
“É preciso união de todos os parlamentares”, diz deputado
Em seu primeiro pronunciamento durante o pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Georgeo Passos (PTC) usou a tribuna, nesta segunda-feira, dia 2, para fazer os agradecimentos pela eleição para o seu primeiro mandato. Deus, primeiramente, seus pais, o ex-deputado Antônio Passos, e sua mãe, Regina Passos, além de irmãos, esposa e filha, amigos e lideranças políticas, foram alvo de seus agradecimentos.
Eleito com 20.233 votos, conseguidos em todos os 75 municípios sergipanos, Georgeo avaliou que o resultado conseguido por ele nas urnas deve-se à história da família Passos na política sergipana. O deputado lembrou que a trajetória dessa família foi iniciada com o deputado Josué Passos, primeiro a exercer mandato, em 1951, tendo vindo depois seu avô, Francisco Passos, e posteriormente seu pai, o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia, Francisco Passos, esses dois últimos tendo deixado sua marca na condução do Poder Legislativo, a exemplo do prédio sede da Assembleia, a TV Alese e o primeiro estudo para o Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Casa.
“E Georgeo Passos vem nessa linha, respeitando o legado dessa família e sua história”, declarou, ao ressaltar que de 18 legislaturas da Assembleia, em 15 delas um Passos esteve presente legislando. Sobre sua atuação, o deputado destacou que estará na Assembleia para defender os servidores públicos e o povo de Sergipe em geral.
Georgeo disse também que o país vive um momento de falta de credibilidade da classe política e ressaltou que essa imagem só vai ser reconstruída com a força da união de todos. “Sozinho ninguém vence guerra. É preciso a união de todos os parlamentares”, frisou o deputado Georgeo Passos.
Por Luciana Botto, da assessoria