A penúltima noite do Forró Caju 2024, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), nesta sexta-feira, 28, véspera de São Pedro, foi de muito romantismo e chamego. Os casais dançaram agarradinhos na praça de eventos Hilton Lopes, acompanhados pela melodia apaixonada de artistas como Alceu Valença e Zé Tramela, que deram um verdadeiro show no palco Luiz Gonzaga.
O primeiro artista a subir ao palco foi o talentoso Erivaldo de Carira. Antes de iniciar o espetáculo, ele disse estar honrado em fazer parte de mais uma edição dessa grande festa. Para ele, é um imenso prazer ver que seus filhos também estão sendo vistos e valorizados pela gestão municipal. Erivaldo também contou que está lançando mais um álbum.
“É muito bom estar aqui no Forró Caju por mais um ano. Faço parte dessa festa há mais de dez anos, desde a primeira edição, graças a Deus nunca fiquei de fora. Sigo levando nossa identidade, que é o nosso forró. Quero continuar subindo a esse palco por longos anos, porque é sempre um sentimento bom e um público diferenciado. A família Carira vem crescendo e fazendo sua história na música. Deixo uma mensagem de paz e carinho e que possam continuar ouvindo essa música que é tão boa”, disse.
Liderada pelos vocalistas Jean Silva e Nandda Fernandes, a banda Flor de Maracujá foi a segunda atração desta grande noite. Formada em Salvador (BA), a banda faz uma mistura de forró pé-de-serra com o eletrônico. Com um público cativo em Aracaju, tendo gravado o clipe da música ‘Desacostumou’ no restaurante Cariri, na Orla da Atalaia, os vocalistas expressaram sua gratidão e felicidade por estarem se apresentando nesse palco que é tão significativo para os nordestinos.
“Nós preparamos um repertório bastante eclético, trazendo um pouco do romantismo com forró pé de serra. É uma emoção gigantesca estar aqui nessa festa pelo segundo ano consecutivo, com uma gestão organizada, como é a Prefeitura de Aracaju”, afirmou Jean.
Diferente de Jean, este é o primeiro ano de Nandda no Forró Caju. Ela conta que, quando criança, sempre teve muita vontade de prestigiar essa festa tão conhecida em todo o Nordeste. “Agora, estou aqui como artista, realizando um sonho. Comecei a trabalhar com a música aos 16 anos, mas desde os 12 eu vivo inserida nesse meio. Hoje, faço parte da Flor de Maracajá e levo a alegria que senti por muitos anos nessa festa maravilhosa”, declarou.
Às 23h, o renomado Alceu Valença subiu ao palco e encantou o público com seu repertório que estava na boca do povo. Ele conta que uma das suas grandes referências é Luiz Gonzaga, artista consagrado em todo país. “É uma honra voltar ao Forró Caju. Sempre que venho, o público me recebe muito bem, e fico muito feliz por isso. Estou trazendo o meu show de São João, respeitando a tradição nordestina. Aqui é onde aqueles que fazem o verdadeiro forró conseguem fazer um verdadeiro espetáculo. É uma vitamina de caju: Aracaju. Preparei um show excepcional, que passei entre as melodias do grande Luiz do Gonzaga e depois volto para as minhas que enaltecem o Nordeste e essa cidade bonita”, completou.
Alceu já coleciona entre álbuns de estúdio e álbuns ao vivo, em torno de 43, além de 12 coletâneas. Ele venceu prêmios como o Tim de Música Brasileira na categoria Melhor cantor regional, pelo álbum De Janeiro a Janeiro, o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantor Regional, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, com o álbum Amigo de Arte.
Se apresentando pela sexta vez no palco principal do Forró Caju, o cantor pernambucano Luan Estilizado foi a quarta atração da noite, e continuou aquecendo os corações com muito forró apaixonado. Também colocou o público para dançar acelerado, ao descer para o meio da multidão e fazer a festa no meio da praça de eventos entre os mercados.
O acordeonista, cantor e compositor José Luan Barbosa da Silva, conhecido como Luan Estilizado, teve o primeiro contato com a música aos 9 anos, quando ganhou um acordeon de brinquedo. Seu dom para a música, logo foi notado por seu pai, e aos 11 anos, ele gravou seu primeiro álbum “Luan o Vaqueiro Mirim”. Aos 12, o cantor lançou o “Luan dos teclados”, se tornando um dos tecladistas mais vendidos em São Paulo e ganhando reconhecimento fora da região Nordeste.
“É muito especial estar de volta nesse evento tão grandioso que é o Forró Caju, nessa terra maravilhosa. Estou pronto para fazer o povo dançar ao som de muito forró. Teremos um repertório especial e estou muito feliz. Só tenho que agradecer pelo carinho. Os shows em Aracaju são sempre muito especiais. É uma satisfação participar mais uma vez desse grande evento que já faz parte do calendário do brasileiro. Se não passar pelo Forró Caju, não teve São João”, enfatiza.
Para fechar com chave de ouro, às 2h a banda Zé Tramela subiu ao palco e agitou os aracajuanos e turistas presentes. Criada em 2007, a banda é um dos principais nomes do forró em Sergipe. O grupo é composto por amigos, Delzinho, Peter e Filipe, que têm em comum a paixão pelo autêntico forró pé-de-serra. A banda mistura instrumentos clássicos do forró, como sanfona, zabumba e triângulo, e instrumentos de outros gêneros, como baixo, bateria e percussão.
“Já são mais de 15 anos fazendo música. Estamos na décima edição do Forró Caju que participamos. É uma felicidade imensa fazer show na nossa terra, nós amamos o forró e nos sentimos valorizados em estar aqui novamente. Preparamos um repertório maravilhoso, revisitando os clássicos da cultura nordestina e também atualizamos com o tempero da cultura sergipana. Estamos com um repertório atualizado, coisa nova, que o povo vai gostar. Preparamos uma surpresa para o público”, disse os integrantes em uníssono.
Fotos: Alberto Cézar/PMA