Nesta sexta-feira, dia 9, Canindé de São Francisco, a cidade sergipana mais distante da capital, transformou-se na sede da 32ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’. Situada a 197 quilômetros de Aracaju e famosa pelos imponentes cânions do Rio São Francisco, a cidade recebeu a estrutura itinerante do Governo de Sergipe. O evento foi realizado no entorno do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito e na sede da prefeitura, oferecendo mais de 160 serviços gratuitos.
O município do alto sertão sergipano se tornou, por um dia, a capital simbólica de Sergipe, proporcionando atendimentos em diversas áreas, realizados pelas secretarias do Estado e órgãos parceiros. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), teve como objetivo aproximar a administração estadual dos 29 mil moradores locais e das regiões vizinhas. O secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, destacou a relevância do programa em Canindé de São Francisco.
“A 32ª edição do Sergipe é aqui chega ao extremo do nosso estado, a Canindé de São Francisco, uma cidade pujante com um grande potencial turístico, como os Cânions de Xingó. O governador Fábio Mitidieri sempre destaca que este é o maior programa do governo, que aproxima o estado da população sergipana. Estamos na 32ª edição, mas ainda temos muito pela frente, pois até o final do mandato visitaremos 75 cidades. É gratificante ver a população sergipana feliz, sendo atendida com mais dignidade em um dia de muita cidadania. Hoje, Canindé é a capital simbólica de Sergipe, e já estamos nos preparativos para a próxima edição, em Brejo Grande, no dia 23 de agosto”, pontuou.
Com a edição em Canindé, o programa se aproxima da marca de 150 mil atendimentos realizados em 32 municípios, reforçando a estratégia de humanização dos serviços públicos e a importância de estar presente em todas as regiões do estado.
Para muitos moradores, a presença do governo em sua cidade representa uma chance única de acesso a serviços que normalmente exigiriam longas viagens até a capital. A dona de casa Geovana Profirio da Silva, 55 anos, elogiou a iniciativa. “É muito difícil sair daqui para resolver alguma coisa em Aracaju. Ter todos esses serviços perto de casa é uma grande ajuda”, afirmou a moradora, que foi em busca de exames de mama e sangue.
Serviços
O projeto disponibilizou uma ampla gama de serviços, incluindo atendimentos de saúde, emissão de documentos, agendamento e emissão de carteiras de identidade, acesso à tarifa social da Deso, castração de animais, serviços do Detran/SE, orientações jurídicas, além de atividades de lazer e cultura.
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) disponibilizou dinâmicas em saúde sobre temas relacionados à prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, prevenção de cânceres de pele, mama e colo do útero, autoexame das mamas, prevenção da infecção pelo HPV, e orientação sobre saúde sexual e reprodutiva. Também houve atendimento especializado e individualizado de serviços de assessoria jurídica e psicossocial, como forma de prevenção, enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Uma das novidades foi a aula de defesa pessoal promovida pela SPM. A estudante Stephanie Gouveia da Silva, de 16 anos, foi uma das participantes e destacou a importância do aprendizado. “É uma forma importante de proteção e acredito que todas as mulheres deveriam aprender essas técnicas para se protegerem em casos de emergência”, frisou.
O professor Emílio Nascimento, presidente da Federação de Jiu-Jitsu e especialista em Defesa Pessoal, foi o instrutor responsável. Ele explicou que, embora não seja recomendado reagir em situações de risco, é essencial que as mulheres saibam técnicas básicas de defesa para se protegerem e sobreviverem em situações de agressão. “Oferecemos atividades que conscientizam as mulheres sobre a importância da defesa pessoal como uma ferramenta para se protegerem de agressões físicas, em qualquer ocasião. Mesmo com o tempo curto, conseguimos ensinar técnicas básicas que podem salvar vidas em situações de risco”, informou.
A técnica da SPM, Cíntia Luiz da Silva, coordenou os serviços ofertados pela secretaria no Sergipe é aqui. Ela informou que, além da defesa pessoal, foram oferecidas oficinas de artesanato, nas quais as mulheres confeccionaram seus próprios produtos, visando o empreendedorismo. “É uma técnica que elas podem usar também para empreender e ganhar a sua própria renda, trazendo autonomia financeira para as mulheres”, destacou.
Economia
Uma das vocações econômicas da região é a pecuária e a agricultura. Por isso, um dos serviços mais procurados foi o da Seagri e suas vinculadas. A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) distribuiu mudas frutíferas, entregou registros do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para agricultores já cadastrados, fez a entrega de amostras de solo ao ITPS para análise, e realizou o cadastro para Coleta e Análise do Solo. Além disso, a Emdagro entregou certificados e atestados de vacinação contra a brucelose bovina e promoveu a amostra e comercialização de mel de abelha e redes inspecionadas por agricultores familiares.
A médica veterinária e chefe da unidade regional do alto e médio Sertão da Emdagro, Rita Selene Quixadá Bezerra, ressaltou as ações realizadas. “Estamos entregando 55 mudas de frutíferas de diferentes espécies. Também estamos entregando os atestados de vacinação contra brucelose e tuberculose, além de fazer o cadastro de quem deseja realizar inseminação artificial em tempo fixo. Estamos enviando 31 amostras de solo para análise no ITPS e fornecendo informações sobre o CAF, que é o Cadastro do Agricultor Familiar. Os serviços da Seagri e da Emdagro são bastante procurados por conta da vocação econômica da região, que vive da agricultura e da pecuária. A palma forrageira, que é tão importante para a alimentação do gado, também está sendo distribuída. É fundamental, especialmente em períodos de seca, pois sem a palma para complementar a alimentação, o gado não sobrevive. Embora estejamos em um período chuvoso, quando as chuvas cessam, a palma é o que sustenta o rebanho. Realizamos a vacinação contra brucelose em 119 fêmeas, já que essa vacinação é específica para fêmeas. Também vacinamos 128 animais, tanto machos quanto fêmeas, contra clostridiose. Esses atendimentos foram feitos em 28 produtores durante a semana”, detalhou.
O morador de Canindé, o cirurgião-dentista Murilo Porto de Andrade, expressou sua satisfação e destacou a importância do Governo de Sergipe disponibilizar o acesso a serviços essenciais à população. “A descentralização do governo vindo para o interior é muito interessante para o município. Vim visitar e conhecer. Estou gostando muito”, comentou.
Sergipe é aqui
Em 2024, o programa já passou por Gararu, Santana do São Francisco, Muribeca, Cumbe, Moita Bonita, Indiaroba, Cedro de São João, Carira, Itabi, Tomar do Geru, Areia Branca, Umbaúba e Japaratuba, nesta ordem. Agora, soma-se a essa ação o município de Canindé de São Francisco.
Em 2023, as cidades que receberam o governo itinerante foram: Boquim, Propriá, Porto da Folha, Estância, Carmópolis, Nossa Senhora das Dores, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga, Capela, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória e Laranjeiras.
A próxima edição do programa Sergipe é aqui acontece no município de Brejo Grande, no baixo São Francisco, em 23 de agosto.
Enviado pelo Governo do Estado de Sergipe/Foto: Igor Matias