Inclusão social e sustentabilidade são destaques nas festividades dos 170 anos de Aracaju. O projeto Recicla, que estimula a coleta seletiva de resíduos recicláveis, realizado durante os dias 14, 15 e 16 nas celebrações na Orla de Atalaia, é uma iniciativa, promovida pela Prefeitura de Aracaju por da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com as Cooperativas de Reciclagem (CARE).
Na última sexta-feira, 14, o órgão municipal iniciou o funcionamento da central de reciclagem, a unidade instalada dentro da área do evento beneficiou além dos cooperados, também os catadores que terão o local como ponto de apoio para as vendas. Mais de 700 kg de latinhas foram coletadas. Segundo o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, o ato reforça o compromisso da nova gestão com ações ecologicamente corretas e o estímulo econômico, em meio aos eventos comemorativos.
Um dos catadores de resíduos reciclagem favorecido com o projeto Recicla, foi José Conceição, morador do bairro Industrial, comentou sobre a primeira vez que atua junto a unidade de reciclagem. “É mais uma oportunidade de rentabilizar o dinheiro, apesar de ser aposentado com que arrecado nessa festa já consigo algo a mais e ainda celebro o aniversário da minha cidade”, disse.
O presidente da Care, Dárcio Ferreira, destacou a notoriedade que projeto ganha em está nos dias de celebração da cidade. “Estamos muito felizes com a dimensão que a instalação da central de reciclagem vem ganhando nos eventos, principalmente, no aniversário da cidade, mais visibilidade é sinal que a sustentabilidade vem ganhando força e mostrando para a população a importância do nosso trabalho para o meio ambiente, o catador e o cooperado. Que possamos dar continuidade em outros momentos”, relatou.