A deputada estadual Goretti Reis (DEM) esteve prestigiando, na manhã desta segunda-feira, dia 5, um evento em comemoração à Campanha Mundial Outubro Rosa, que foi promovido pela Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer (LFECC) com um café da manhã. O evento aconteceu na própria instituição e teve o objetivo de conscientizar as mulheres e a população aracajuana para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Goretti Reis é a autora da Lei que instituiu como oficial o evento em Sergipe. Também participaram, o deputado estadual Georgeo Passos (PTC), o vice-prefeito de Aracaju, José Machado, e o diretor do Hospital Cirurgia, Gilberto Santos.
De acordo com Goretti Reis, essas atividades em comemoração ao Outubro Rosa devem ser valorizadas e prestigiadas para conscientizar ainda mais as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. “A lei que oficializa o evento em Sergipe foi sancionada em 2012 e hoje podemos considerá-lo como um ato legalizado.
Fico feliz em ver que cada vez mais as entidades, tanto governamentais como não governamentais, estão participando e fazendo as suas programações para possibilitar às mulheres mais orientações. Isso diminui o número de casos que se agravam e se complicam por falta de detecção precoce. Nossa maior preocupação é com a prevenção do câncer de mama e quanto mais cedo a mulher ter acesso às orientações e aos serviços, a chance dela ser curada é maior, chegando até 95% de chance de cura”, destacou.
Goretti ainda reforça que a Legião Feminina desenvolve um trabalho voluntário que vem ajudando muitas mulheres. “Essas entidades como a Legião Feminina, vem contribuindo muito para a sociedade, ofertando diversos serviços, como exames e consultas para que as mulheres tenham orientações e façam seus exames de lâmina e de mama regularmente. Temos que parabenizar essas guerreiras e voluntárias, que dedicam suas vidas em favor do próximo”, afirmou.
Segundo a presidente da Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer, Idalina Martinez Campos, a deputada estadual Goretti Reis auxilia muito na instituição. “Ela é um pessoa que acompanha o nosso trabalho e é bastante atuante pela causa da prevenção. Goretti sempre nos deu muito apoio dentro da Assembleia Legislativa de Sergipe. Fazemos um trabalho totalmente de graça e todo o nosso corpo médico é voluntário. Sempre que solicito o apoio dela, sempre abraça essa causa para lutar pela prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo uterino”, ressaltou a presidente.
A Instituição
A Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1964, e é pioneira na prevenção do Câncer Ginecológico em Sergipe. A instituição oferece gratuitamente serviços de ultrassom (transvaginal, abdominal, tireóide e mamária), exames de citologia e colposcopia, além de realizar palestras de conscientização e consultas psicológicas. Em 2014, a instituição realizou 134.600 procedimentos para mulheres de Aracaju e do interior do Estado. Mensalmente, cerca de 600 mulheres de 22 a 80 anos são atendidas.
Por Cristina Rochadell