Nos primeiros 100 dias de gestão, a Educação de Aracaju retomou obras que estavam paradas em unidades de ensino e outras que deveriam ter sido concluídas até dezembro de 2024; aproximou as escolas das comunidades por meio de encontros e projetos, reduziu gastos e ampliou a oferta de matrículas para alunos da Educação Especial, aumentando também o número de contratações de cuidadores por escola. Os dados mostram um avanço significativo na educação pública e boas previsões para este ano.
A ampliação no atendimento aos alunos alcançou 79 escolas e sete anexos: 9,0% para crianças de 0 a 3 anos em creches; 3,2% para crianças de 4 e 5 anos (pré-escola); 3,0% para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental; e 6,1% para jovens dos anos finais do ensino fundamental. Na Educação Especial o índice foi bem maior, chegando a 36,2% na oferta de vagas.
Como estratégia da política educacional de formação continuada, os professores da rede municipal participaram de ações de aperfeiçoamento. De janeiro a março deste ano, 3.787 profissionais do magistério participaram dos processos de formação na rede.
Inovação e tecnologia
Foram lançadas duas ferramentas para a comunidade escolar: o Portal da Semed e o aplicativo Escola Tech. O portal web da Semed, disponível pelo link, é uma página pública que centraliza e direciona todas as informações da secretaria, com detalhes sobre a distribuição de escolas e informações complementares das unidades de ensino, desde o endereço e contato até informações acadêmicas. O aplicativo Escola Tech, disponível pelo link, é um portal do responsável, que permite verificar facilmente todos os dados dos estudantes, facilitando o conhecimento dos responsáveis sobre as informações dos alunos. “Pelo site Educacao.aju.br, temos uma plataforma de fácil acesso, onde a população pode consultar, de forma centralizada, todos os portais e detalhes que a Secretaria disponibiliza na internet. A novidade é que podemos pesquisar de forma direcionada as informações sobre as escolas”, explicou o diretor do Departamento de Tecnologia e Informação, Caio Dávinis.
Alunos da Educação Especial
Com o objetivo de melhor atender os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, proporcionando um ambiente escolar mais inclusivo e confortável para todos os estudantes, a Secretaria da Educação de Aracaju apresentou novos equipamentos para a sinalização das escolas da rede. A Inteligência Artificial (IA) foi usada para substituir as antigas sirenes, proporcionando conforto acústico para estudantes, professores e colaboradores. Os primeiros equipamentos já foram instalados.
A nova gestão da Educação em Aracaju tem fortalecido a estrutura física e pedagógica para lidar com a Educação Especial, atendendo às demandas das crianças, pais, mães e responsáveis, a exemplo da contratação de cuidadores e mediadores.
Em toda a rede de ensino, houve aumento no número de alunos na Educação Especial em relação ao ano anterior. Em 2024, foram 2.432 alunos matriculados. Neste ano, até o final de março, já são 2.807 alunos: um acréscimo de 15,42%. Para atender à demanda, a nova gestão aumentou em 20,30% o número de cuidadores, passando de 734 para 883, que passam por treinamento obrigatório antes de assumir o cargo. Para Maria Christiane, mãe de Sarah Fiel, uma criança autista da Escola Dom Avelar Brandão Vilela, “ser mãe de uma criança atípica não é o fim, mas o começo de algo novo, ao qual a gente acaba se adaptando. No início foi difícil, mas a escola tem apoiado. Tem dias em que Sarah come e dias em que ela não come. É uma luta, mas ela me renova para que eu continue lutando.” Sayara de Jesus, mãe de Bryan Miguel, também da Escola Dom Avelar, contou que seu filho teve um pouco de dificuldade para se adaptar à escola, principalmente em relação à alimentação, mas que, graças às ações pedagógicas e ao ambiente escolar, ele conseguiu se enturmar. “Meu filho ama estar aqui. A equipe é acolhedora e maravilhosa, é como se fosse a segunda família dele. Ele ama estar aqui”, falou emocionada.
Também foram promovidas reuniões com pais, mães e responsáveis por crianças atípicas. O objetivo dos encontros foi orientar e ouvir os responsáveis sobre as demandas que envolvem transporte, cuidadores, mediadores, relatórios médicos e acompanhamento. “Estes encontros foram pensados com muito carinho para fortalecer a parceria entre a família e a escola no processo de inclusão. Sabemos que cada jornada é única e que os desafios são muitos, mas também são inúmeras as conquistas. Queremos ouvir, acolher e construir juntos estratégias que garantam o melhor para nossos alunos da Educação Especial”, explicou Rosahyarah Alves Gouveia, coordenadora da Educação Especial de Aracaju.