O senador Laércio Oliveira defendeu a utilização do gás natural como fonte de energia firme para viabilizar a implantação de data centers em Sergipe e ampliar a capacidade do Brasil de atrair investimentos no setor.
O posicionamento foi apresentado durante a ROG.e 2026, realizada de 21 a 24 de setembro, no Rio de Janeiro, um dos principais eventos do setor de energia do país.
Segundo o senador, Sergipe já possui duas empresas interessadas na implantação de grandes projetos de data centers, com protocolos de intenções firmados com o Governo do Estado. Para Laércio, garantir condições adequadas de fornecimento de energia será determinante para transformar essas intenções em investimentos efetivos.
“Tenho trabalhado intensamente para viabilizar a implantação de data centers em Sergipe e no Brasil. Para o funcionamento desses empreendimentos, é necessária a disponibilidade de grande volume de energia firme e com redundância”, afirmou.
O tema ganhou relevância após a sanção do Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata), em 15 de setembro. A nova legislação estabelece incentivos fiscais para instalação e ampliação de data centers no país e prevê contrapartidas relacionadas a investimentos em pesquisa e desenvolvimento, atendimento ao mercado brasileiro e sustentabilidade. A lei também determina que a demanda de energia elétrica dos empreendimentos seja atendida por fontes renováveis ou de baixa emissão, com critérios que serão detalhados em regulamentação.
Durante a tramitação do projeto no Senado, Laércio apresentou emendas com o objetivo de assegurar a possibilidade de utilização do gás natural entre as fontes capazes de fornecer energia firme aos data centers. Agora, o senador acompanha a regulamentação da nova lei e defende que não sejam criadas restrições que inviabilizem essa alternativa.
“Defendemos a liberdade para escolha das fontes de energia, dentre todas as existentes. Não podemos permitir que interesses setoriais criem dificuldades para o funcionamento dos data centers e acabem afastando investimentos”, afirmou.
A preocupação está relacionada às características desses empreendimentos. Data centers operam de forma contínua e possuem elevada demanda energética, o que torna a disponibilidade e a confiabilidade do fornecimento de eletricidade fatores importantes na decisão sobre onde instalar novos projetos. O acesso à energia é apontado pelo próprio setor como um dos principais desafios para a expansão dessa infraestrutura no Brasil.
Para Laércio, Sergipe reúne condições para aproveitar a expansão desse mercado e associá-la à disponibilidade de gás natural e ao desenvolvimento de uma nova cadeia tecnológica. Além dos investimentos diretamente ligados aos centros de processamento de dados, ele destaca a possibilidade de atração de centros de pesquisa, atividades de inovação e unidades de capacitação profissional.
O senador informou ainda que o governador Fábio Mitidieri encaminhou ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministros das áreas envolvidas e à bancada federal de Sergipe manifestando preocupação com a regulamentação e defendendo os interesses do Estado.
Laércio também fez um apelo aos representantes sergipanos com interlocução junto ao governo federal para que acompanhem o processo de regulamentação.
“É preciso unir esforços em defesa dos interesses de Sergipe. Estamos falando de investimentos importantes em data centers, que podem trazer junto centros de pesquisa, unidades de treinamento profissional, tecnologia e novas oportunidades para o Estado”, afirmou.
A discussão ocorre em um momento em que o governo federal busca estimular a expansão da infraestrutura digital no país. Além dos incentivos tributários, o Redata estabelece condições diferenciadas para empreendimentos instalados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dentro da estratégia de promover maior desconcentração regional dos investimentos em data centers.
Texto e foto enviados pela assessoria






