O governador Fábio Mitidieri entregou, na noite desta segunda-feira, 22, a primeira etapa das obras de revitalização do Centro de Criatividade, em Aracaju, e participou da abertura oficial do Concurso de Quadrilhas Juninas do Arranca Unha 2026. A iniciativa marca um novo momento para um dos mais tradicionais equipamentos culturais de Sergipe, que há mais de quatro décadas atua como espaço de formação artística, convivência comunitária e preservação da cultura popular.
Com investimento de R$ 3.838.812,00, provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a obra integra a política de recuperação e modernização dos equipamentos culturais desenvolvida pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). As intervenções tiveram início em março deste ano e contemplaram melhorias estruturais e estéticas que ampliam a capacidade de uso do espaço e valorizam sua identidade cultural.
O governador Fábio Mitidieri destacou a importância dos investimentos para o fortalecimento da cultura sergipana e para a valorização das manifestações populares do estado. Ao enfatizar o caráter simbólico da revitalização, ele afirmou que o espaço representa um resgate da identidade cultural do povo sergipano. “A nossa cultura tem que estar sempre viva para nossa identidade. Isso é o que nos faz únicos e o que faz de Sergipe um estado que respeita a sua história e as suas tradições”, ressaltou.
Entre as principais melhorias entregues estão a ampliação da concha acústica e do palco, permitindo apresentações de grupos com maior número de integrantes, especialmente das quadrilhas juninas, além da reforma do telhado, revitalização das escadarias, implantação de novo pórtico de entrada, modernização da iluminação externa, paisagismo e melhorias na segurança e para a visibilidade do público.
As intervenções também contemplaram ações voltadas à preservação da memória cultural sergipana, como o restauro da escultura de Clemilda, além da revitalização da obra de Aglaé Fontes, em grafite assinado pelo artista Feyk Johny.
Compromisso
O secretário especial da Cultura, Valadares Filho, reforçou que a entrega representa mais um avanço da política estadual de fortalecimento do setor cultural. “A revitalização do Centro de Criatividade, que é um patrimônio cultural do nosso povo, demonstra o compromisso do Governo de Sergipe com realizações efetivas para a cultura sergipana”, afirmou.
O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, ressaltou que a revitalização fortalece o papel do Centro de Criatividade como espaço de encontro, formação e difusão cultural. Segundo ele, a obra atende a demandas históricas da comunidade artística e amplia as possibilidades de utilização do equipamento. “Com a entrega do Centro de Criatividade, vamos ter mais oficinas, mais oportunidades para os grupos culturais e um espaço ainda mais preparado para receber grandes espetáculos”, destacou.
Uma nova etapa das obras está prevista para a segunda quinzena de julho, incluindo a cobertura da arquibancada e do palco, além da implantação de novos elementos paisagísticos. Com a conclusão das intervenções, o Centro de Criatividade deverá se consolidar como uma arena estruturada para concursos, espetáculos e atividades comunitárias durante todo o ano.
Representando a classe artística, o ator e diretor Lindolfo Amaral celebrou a revitalização e destacou a expectativa pela próxima etapa da obra. “Para nós artistas sergipanos, que trabalhamos tanto nesta casa, é muito importante essa reforma e, principalmente, a cobertura do espaço, que vai permitir a realização de muitos outros espetáculos ao longo do ano”, afirmou.
Ciclo junino e valorização
Além da entrega da obra, a noite marcou o início do Concurso de Quadrilhas Juninas do Arranca Unha 2026, uma das mais tradicionais competições do calendário junino sergipano. O evento integra a programação oficial do Ciclo Junino do Governo de Sergipe e reúne 28 quadrilhas de diversas regiões do estado, em disputas que seguem até o dia 29 de junho, com possibilidade de extensão para o dia 30, caso haja alteração no calendário em função da participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
A edição deste ano registra o maior investimento já destinado aos concursos estaduais de quadrilhas juninas em Sergipe. Cada grupo habilitado recebe ajuda de custo de R$ 14 mil, distribuídos entre as participações nos concursos do Gonzagão e do Arranca Unha, garantindo melhores condições para a preparação e realização dos espetáculos.
Para os quadrilheiros, o incentivo representa reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano na preservação da cultura popular. O presidente da Funcap destacou que o apoio aos grupos tem sido ampliado a cada edição. “A gente coloca as quadrilhas em primeiro plano e fortalece cada vez mais esse movimento que é tão importante para a cultura sergipana”, afirmou Gustavo Paixão.
Além da ajuda de custo, as oito quadrilhas mais bem colocadas receberão premiação em dinheiro, com valores que chegam a R$ 37 mil para a campeã. O modelo de premiação busca reconhecer o esforço coletivo e a dimensão artística dos grupos, fortalecendo o movimento junino e estimulando a continuidade das tradições culturais sergipanas.
Ao final da temporada, as campeãs dos concursos do Gonzagão e do Arranca Unha disputarão o título de ‘Quadrilha Junina do País do Forró’, em final realizada no Barracão da Vila do Forró, na Orla da Atalaia. A vencedora receberá uma premiação adicional de R$ 50 mil, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe com a valorização da cultura popular e consolidando o estado como uma das principais referências nacionais no movimento junino.
O público que compareceu à abertura celebrou tanto a revitalização do espaço quanto o início das apresentações. Morador do bairro Getúlio Vargas desde a infância, o agente de limpeza Wellington Rocha afirmou que a obra atende a uma reivindicação antiga da comunidade. “A gente sempre pedia essa reforma e agora vê o espaço tão bonito para a comunidade. É um ganho para as famílias e para as crianças que frequentam o local”, destacou.
A professora e comerciante Daiana Teixeira ressaltou os impactos positivos da revitalização para quem trabalha durante o período junino. Segundo ela, além de valorizar o espaço cultural, as melhorias também contribuem para movimentar a economia local e gerar oportunidades de renda para os moradores. “Deixou o espaço mais atraente, mais bonito, mais vivo e vai fortalecer a cultura, a economia e a interação da população aqui do bairro”, afirmou.
Foto: Reinaldo Moura








