body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Caso a aliança PMDB e DEM aconteça, nós, militantes do PT, vamos avaliar e nos posicionar”

Rogério Carvalho diz ainda não estar preocupado com pesquisas para o Senado

Rogério: “O PT chega unido, com a força de sempre

Por Joedson Telles

“O PT se colocou à disposição na chapa majoritária da base aliada, hoje liderada pelo governador Jackson Barreto que é o responsável na condução do bloco de alianças. Caso essa aliança entre o PMDB e o DEM aconteça, nós, militantes do PT, vamos avaliar e nos posicionar”, diz o deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, Rogério Carvalho. Nesta entrevista que concedeu ao Universo, o nome colocado pelo PT para compor a chapa governista também fala do seu atual mandato, explica como deve ser os debates em torno do Senado Federal e diz como avalia as pesquisas que mostram a preferência do eleitor por uma pré-candidatura da senadora Maria do Carmo (DEM). “Não nos preocupamos com pesquisas, nesse momento. Estaremos trabalhando para conquistar os votos dos militantes e dos não militantes da forma que conhecemos, através de conversas, debates, encontros, dados, visitas e nas ruas”, promete. A entrevista:

Como o PT chega às eleições de 2014? Depois de um PED tumultuado, onde as divergências apareceram bastante, os arranhões foram cicatrizados?

O PT chega unido, com garra e força que sempre teve. Os arranhões do PED, que são naturais da disputa interna no PT, foram superados. Nós fizemos um encontro estadual e selamos essa aliança que não foi meramente eleitoral, mas para a condução desse novo momento do partido sem a presença do nosso líder Marcelo Déda. O conjunto do PT, no caso eu, Ana Lucia, Gualberto, Iran, Marcio Macedo, Conceição, João Daniel, Emanuel Nascimento, Emerson e toda a militância vamos conduzir o partido daqui para frente.

O senhor teria uma reeleição quase certa na Câmara Federal, segundo os principais analistas políticos de Sergipe. O que o levou a cogitar o Senado Federal? Os números das últimas pesquisas são favoráveis à reeleição da senadora Maria do Carmo. Isso preocupa o PT?

A militância do PT decidiu que eu seria o representante do Partido na Chapa Majoritária, pela minha trajetória e colaboração nos governos do PT em Aracaju e no Estado e também pela qualidade do meu mandato. Não nos preocupamos com pesquisas, nesse momento. Estaremos trabalhando para conquistar os votos dos militantes e dos não militantes da forma que conhecemos, através de conversas, debates, encontros, dados, visitas e nas ruas.

O senhor tem dito que é preciso debater o papel do senador. Este será o discurso de uma possível campanha petista?

Sim. Quais os projetos que um senador faz? Como ele trabalha qual o papel dele enquanto senador? Como ele ajuda diretamente a população, o governo federal, estadual e as prefeituras? A população desconhece esta função e, por isso tem dificuldade de cobrar. Veja, um deputado federal tem um papel importantíssimo na formulação de leis, divisão de recursos e na articulação dos municípios com o ministério, entre outros.

O que o senhor destacaria em seu atual mandato num possível debate com algum adversário? E da sua passagem pelas Secretarias de Saúde do Estado e do município de Aracaju?

Foram 54 projetos relatados, 14 na área da cidadania, 6 para a juventude, 7 para a Saúde. Muitos projetos, relatórios importantes, mas sem duvidas devo destacar o “Mais Médicos”. O programa já beneficia milhões de brasileiros e 400 mil sergipanos. No Estado considero a reforma e construção dos hospitais regionais e das 102 clinicas de Saúde da Família e o Samu, grandes marcas da nossa passagem pelo governo Déda. No município também considero o Samu o nosso grande feito, projeto que foi apontado referencia no governo Lula. Também a construção/reforma de 44 unidades de saúde, centro de especialidades e as duas UPAS, entre outros, foram boas contribuições aos aracajuanos e sergipanos.

Citando o seu nome, o vereador Jony Marcos, pré-candidato a deputado federal, diz que um candidato majoritário não pode escolher um candidato a deputado federal e desmerecer os demais. Isso já foi superado ou carece de diálogo?

Já dialogamos. As tensões são naturais na política. Sou pré-candidato majoritário de todos os partidos aliados e vou colaborar com todos.

O PT tem dito que quer o Senado ‘preferencialmente’. Depois das declarações do prefeito João Alves dirigidas ao senhor, o partido ainda cederia a vice ao DEM?

O PT se colocou à disposição na chapa majoritária da base aliada, hoje liderada pelo governador Jackson Barreto que é o responsável na condução do bloco de alianças. Caso essa aliança entre o PMDB e o DEM aconteça, nós, militantes do PT, vamos avaliar e nos posicionar.

 

www.universopolitico.com.br

Modificado em 03/06/2014 07:32

joedson: