body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

O ministro Márcio Macedo e a especulação sobre a Prefeitura de Aracaju

Por Joedson Telles 

Até o registro das chapas pela disputa da Prefeitura de Aracaju, especulação continuará sendo a palavra de ordem. Fulano será candidato. Beltrano será o nome apoiado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Sicrano é o preferido do governador Fábio Mitidieri. O grupo governista vai rachar… São especulações para todos os gostos; e alguns delírios.

Entre estas especulações, talvez, a mais fora de contexto seja a tese de que o petista Márcio Macedo será candidato “de qualquer jeito”. É não prestar um bom serviço ao coletivo emitir tal juízo.

Primeiro, não existe candidatura neste momento. Nem de Márcio nem de qualquer outro político. Não há sequer amparo legal. Segundo, nem o PT e nem o próprio Márcio sustentam a informação. Ainda que fosse verdade não seria o momento favorável para assumir o ônus.

Há ainda, talvez, o argumento mais convincente: Márcio Macedo é um homem inteligente. Não colocaria seu nome à disposição sem a certeza de ter o apoio de um grupo robusto e estando bem situado em pesquisas sérias.

O internauta pode indagar não sem razão: “mas ele não foi candidato, em 2020, em situação parecida?” De fato, o então candidato do PT não tinha vantagens. Tudo convergia para o então candidato à reeleição Edvaldo Nogueira, e deu a lógica.

Todavia, e isso faz toda a diferença, hoje, Márcio Macedo é ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. Ocupar este cargo já dispensa maiores explicações; mas é sempre bom lembrar a confiança que o presidente Lula já demonstrou ter em Márcio Macedo, antes mesmo de voltar ao poder. Como Márcio vai “chutar” isso que foi construído ao longo de vários anos no atual contexto incerto de Aracaju?

Sem falar que uma possível pré-candidatura de Márcio, em 2024, não pode ser vista como uma questão de vida ou morte. O partido tem em seus quadros nomes como o da ex-governadora Eliane Aquino, que poderia representar muito bem a legenda como pré-candidata.

Não parece haver a menor dúvida de que Márcio só desembarcará em Aracaju como pré-candidato a prefeito dentro de um contexto especial – e com o aval do presidente Lula. Uma aventura soa fora de lógica. Nem conversei com Márcio para afirmar isso. Mas está claro. Não é difícil fazer a leitura, que ajuda também a rechaçar outras especulações igualmente fora da realidade.

Modificado em 06/06/2023 11:25

Universo Político: