body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jeferson Andrade e a eleição de 2026

Por Joedson Telles 

Pisa no chão com perspicaz cautela o deputado Jeferson Andrade, quando é provocado sobre compor uma chapa ao lado do governador Fábio Mitidieri,  no seu possível projeto de reeleição, em 2026.

Jeferson tem dito que sua prioridade, neste momento, é a eleição de 2024. Retribuir apoios recebidos e fortalecer sua base eleitoral, trabalhando pela eleição dos aliados, certamente, é o seu projeto; além, evidentemente, de dar sequência à missão que lhe foi confiada pelos deputados de presidir a Assembleia Legislativa.

Jeferson, a propósito, faz uma boa gestão à frente do Legislativo Estadual. Inclusive, demonstra ter consciência de que precisa enfrentar um problema que emerge em todas as legislaturas, em ano eleitoral: a ausência de deputados durante os trabalhos no plenário da Casa.

De praxe, deputados ou são candidatos ou mergulham na campanha de aliados. Por “sobrevivência política”, é preciso estar mais perto das bases, sobretudo no interior. Obviamente, isso exige do presidente da Alese a habilidade de dialogar e resolver a questão. Jeferson está atento…

… Voltando à reação do deputado, quando o assunto é a eleição de 2026, pode parecer trivial; Jeferson estaria agindo como qualquer político. Mas não é. A política, às vezes, é casada com o açodamento, que acaba “queimando” o projeto.

Lembro, por exemplo, que o ex-senador Eduardo Amorim venceu a eleição, em 2010, com mais votos que o então governador reeleito, o saudoso Marcelo Déda. Não por culpa de Eduardo, para o mundo político de Sergipe, com exceções dos adversários, ele já estava eleito governador, em 2014. Deu JB como todos lembram.

Mesmo jovem, o deputado Jeferson Andrade, por sua vez, parece vacinado. Espelha a maturidade de saber que “há tempo para tudo”.

Dificilmente, alguém discordaria que ele é um excelente nome para o projeto ventilado. Mas, ainda assim, sempre existe a necessidade de construção. De diálogo. A política funciona assim, e Jeferson Andrade demostra ter isso em mente quando adia a discussão para o momento certo.

Modificado em 08/05/2024 11:16

Universo Político: