body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Aliança PT/PSD fortaleceria ou sepultaria a pré-candidatura de Rogério

Por Joedson Telles

Ao abordar o encontro que o ex-presidente Lula teve com o governador Belivaldo Chagas, na última quarta-feira, dia 26, o site do Jornal Correio Braziliense crava que o líder petista tenta atrair o PSD e construir uma aliança política.

“Fechar um acordo sobre quem encabeçará a chapa para a disputa do Palácio Governador Augusto Franco: se o deputado Fábio Mitidieri (PSD) ou o senador Rogério Carvalho (PT)”. lê-se no jornal.

Sem, obviamente, ter participado do encontro, sem ouvir uma só fonte ou ter bola de cristal, arrisco colocar a mão no fogo pelo jornal. Ou seja, a lógica faz todo sentido.

Pela vontade de Lula – e Lula é maior que o PT – haverá o acordo político que deixará a pré-candidatura de Rogério Carvalho com chances de se fortalecer, mas, por outro lado, com chances também de ser sepultada.

Pré-candidato a presidente da República, Lula trabalha na construção de um grupo robusto para a disputa. Não abre mão – e não poderia ser permitir ao luxo – de ter um palanque forte em cada estado do Brasil.

Dentro deste script, qualquer pré-candidatura a governador pode – e deve – ser sacrificada em nome de um apoio externo ao projeto maior. O PT só não vai para o sacrifício se a aliança não compensar.

Não creio, portanto, que seja um problema isolado do pré-candidato Rogério Carvalho. Aliás, é óbvio que, se o PT e o PSD fecharem o tal acordo, e se depender da vontade de Lula e do próprio PT, Rogério será mantido na cabeça.

Agora, o que o PT não pode fazer, e Lula sabe disso mais do que ninguém, é deixar de dar um passo no sentido de fortalecer a sua pré-candidatura à Presidência da República, em nome de projetos estaduais.

Até pela questão da idade, Lula, dificilmente, terá um cenário tão favorável como 2022. Não seria inteligente rejeitar adesões, subestimando adversários.

 

 

 

Modificado em 28/01/2022 14:03

Universo Político: