body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

A fé e a perseverança em Jesus Cristo. Sempre

Bíblia: sempre a melhor evangelização

Por Joedson Telles

A Bíblia define fé, no livro de Hebreus, capítulo 11, versículo primeiro, como “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Perfeito. Mas poderia muito bem detalhar mais o significado deste imprescindível dom dado por Deus, sem o qual é impossível agradá-lo, como a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos ainda materializadas, mas, pela perseverança, passamos a enxergar a vitória desde já em nossas mentes.  Evidente que acaba sendo a mesma definição. Todavia, como o leitor da Bíblia é heterogêneo, a definição seria mais fácil assimilada por alguns. Vejamos, na prática, o que seria, então, pela perseverança, enxergar a vitória na mente antes da materialização pela fé.

“E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus”. (Lucas 18:35-43)

A fé do homem beneficiado por Jesus emerge no momento em que, mesmo sem enxergar, ao saber que o Mestre passava, ele não pensou duas vezes: clamou. Não pensou na possibilidade de ser um trote. De não ser Jesus. Apesar de não ver Jesus com seus próprios olhos, pelo que a Bíblia relata, estava vendo em sua mente. Sabia que Jesus o curaria se persistisse. Tinha a certeza daquilo que esperava. A prova da coisa que não via. E, ao gritar, insistentemente “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, mesmo sendo repreendido por pessoas para se calar, persistia. Atestava que a perseverança é uma espécie de combustível da fé.

Não sei qual o seu pleito junto a Jesus Cristo, amigo internauta. Mas, como todos nós, sem exceção, precisamos constantemente da misericórdia de Deus para sobreviver, já que as necessidades, as provações, as dificuldades, os desertos fazem parte da jornada de cada um, certamente, você também já apresentou seus problemas a Deus. Já apelou para Jesus Cristo. Assim como o ex-cego, acredita que Deus pode mudar a situação ruim e trazer a vitória. Às vezes até pelas mãos de pessoas que jamais imaginaríamos ser parte da solução. Deus abençoa pelo caminho que Ele mesmo escolhe.

Se a sua vitória ainda não chegou, não desista. Assim como o ex-cego, passe a enxergar a vitória desde já em sua mente. A perseverança é o segredo. Se a fé é nossa, mas o tempo é de Deus, se a bênção chega quando Ele determina, sigamos, então, o exemplo do que acabamos de ler em Lucas 18:35-43. Vamos manter a fé viva através da perseverança.

Como sempre digo, se as histórias da Bíblia não fossem uma forma de Deus falar conosco, de dizer que está no comando e é capaz de mudar uma situação idêntica na vida de cada um de nós, através da mesma fé do personagem bíblico, a Bíblia não seria este livro fantástico a comprovar milagres. Este livro verdadeiro, paradoxalmente, antigo e contemporâneo. Moderno. Não teríamos tantos testemunhos nos dias atuais de vitórias e conquistas que começaram justamente na leitura de um texto bíblico que acordou a fé e trouxe junto a perseverança.

Deus no comando.

Modificado em 30/08/2015 07:16

Universo Político: