body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Vou zerar o desemprego ou renuncio. Vamos zerar a fome”

“Entrevista uniforme”: Juraci Nunes, candidato a prefeito de Aracaju pelo PMB

Por Joedson Telles

Buscando contribuir jornalisticamente para que o eleitor conheça melhor os candidatos e candidatas à Prefeitura de Aracaju, o Universo publica a chamada “entrevista uniforme” com  todos que, gentilmente, aceitarem expor suas ideias nesta página. A exemplo das eleições para governador de Sergipe, em 2018, as mesmas perguntas são feitas a todos que almejam administrar a capital, como forma de auxiliar na democratização do processo eleitoral. Neste quinta-feira, dia 15, Juraci Nunes, candidato do PMB é o nosso entrevistado.

Quem é Juraci Nunes e por que o eleitor de Aracaju deve votar no senhor?

Juraci Nunes é o candidato mais jovem com 27 anos de idade, temente a Deus, Cristão, Católico, até onde sei sou atualmente o único advogado atuante entre os candidatos a prefeito de Aracaju, sendo membro da Comissão de Defesa dos Direitos do consumidor e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de Sergipe. Já fui advogado da Cohidro, do partido PMDB e presidente da Juventude, Conselheiro Nacional da Juventude, presidente do Conselho estadual da Juventude e Presidente do Diretório Central dos Estudantes da UNIT. O eleitor pode votar em mim para fazer de Aracaju uma cidade forte, sou o próprio símbolo da renovação, o mais jovem com 27 anos de idade, ficha limpa, vou zerar o desemprego em Aracaju nos primeiros 2 anos, caso eleito pode ter certeza ou renuncio, vou acabar com os radares em Aracaju e apoiar os motoristas de aplicativos contra essa baixa de preços dos aplicativos em função da concorrência desleal trazida pelo in drive, que vou solicitar ao Ministério público investigações, e apoiar os motoristas de aplicativos que tem sofrido perseguições de agentes da SMTT, que multam os mesmos constantemente sem motivo, servidor público na minha administração será orientado a tratar bem a população e ter Boa vontade. Colocarei na secretária de Saúde um grande médico competente e trabalhador. A juventude que é o presente e o futuro de nossa nação terá especial atenção. Compare nossas propostas com a do atual prefeito, candidato a reeleição Edvaldo Nogueira é o prefeito mais antigo, fez muitas obras é verdade mas deixou a desejar na Geração de empregos, na Saúde e com a Juventude que foi abandonada.

De forma resumida, quais as suas propostas para a saúde, educação e mobilidade urbana?

Bem, Joedson, na área da saúde queremos ampliar a cobertura da saúde da família, que hoje atende pouco mais de 60% da nossa população. Queremos chegar até pelo menos 75%. Queremos ampliar o horário de funcionamento de alguns PSF’s para dar mais comodidade pra população, além de realização de concurso público para a área. Na educação iremos construir uma política de redução da distorção idade-série. Temos cerca de 33% dos nossos jovens com pelo menos 2 anos de atraso em idade escolar, mas queremos enfrentar o problema melhorando a qualidade do ensino e da aprendizagem, além de também realizar concurso público para a área da educação e pagamento do piso dos professores e um novo plano de carreira para os profissionais da educação discutido e elaborado com a categoria. E na mobilidade urbana queremos ampliar as linhas de ônibus, Acabar com os radares de fiscalização substituindo onde realmente necessário por lombadas eletrônicas, trabalhar a inversão de faixas de tráfego com base no fluxo dos veículos em horários de maior movimento.

Quais obras estruturantes que precisam ser edificadas em Aracaju? O senhor se compromete em executá-las?

Sem dúvida alguma são as questões dos alagamentos. É incompreensível que tenhamos diversos pontos da nossa cidade sofrendo com questões de enchentes. Irei montar uma equipe que deverá me apresentar soluções factíveis de curto, médio e longo prazo para solucionarmos o problema das enchentes. Além de obras de mobilidade que possam melhorar a qualidade do tráfego em nossa cidade.

Como o senhor pretende diminuir o desemprego em Aracaju?

Vou zerar o desemprego em Aracaju nos primeiros 2 anos, caso eleito pode ter certeza que atuarei com todas as forças incentivando as pessoas desempregadas a abrir seu próprio negócio e trabalhar nas mais diferentes áreas. Primeiro, aliarei a educação ao empreendedorismo, especialmente para os desempregados e os jovens que buscam uma oportunidade e são discriminados, vamos abrir linhas de crédito nos bancos para os desempregados poderem ter dinheiro, antes disso todos receberão orientação e cursos de qualificação rápidos e acessíveis na modalidade EAD. Vamos debater com a sociedade civil, com as Universidades e Faculdades alternativas diversas, bem como os jovens e profissionais desempregados. Simultaneamente estimularei a atração de investimentos. Serei o prefeito que irá promover uma política de geração de empregos em Aracaju, melhorando o ambiente para a instalação de indústrias em Aracaju. Buscarei junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal construir uma política de atração de investimentos para que Aracaju possa ser a primeira opção das empresas na hora de instalarem suas unidades produtivas. Atuarei de forma transversal no Turismo e nos demais setores que forneçam condições de gerar trabalho, emprego e renda. Contratarei Consultores especializados focados em Revolucionar Aracaju e transformar a Cidade que ficará conhecida como a Rota do emprego e da geração de renda.

Como reduzir a desigualdade social na capital?

Caro Joedson, a primeira questão é entendermos quais são os principais fatores que geram a desigualdade. A desigualdade é fruto de um processo histórico de privações. Iremos trabalhar em cada uma das áreas. O poder público ele tem três atribuições: estabilizadora, alocativa e distributiva. A estabilizadora é da economia, a alocativa é a de alocação dos recursos públicos e a distributiva visa a distribuição de renda. Para combater a desigualdade social em Aracaju, iremos trabalhar com a promoção de bens e serviços públicos que possibilitem a geração e a distribuição de renda para todas as camadas da nossa sociedade. Ofertar serviços de saúde com qualidade e rapidez, ofertar educação com qualidade para que as pessoas possam se qualificar para ingressarem no mercado de trabalho com melhores remunerações e quando se tem mão de obra qualificada fica mais fácil atrair os grandes investimentos e também, quando for o caso iremos instituir um programa de transferência de renda, o Caju Social, através de moeda social específica.

Quais as fontes dos recursos para a realização das obras e ações previstas no seu plano de Governo?

Orçamento próprio da prefeitura, cortando gastos aonde forem possíveis, sem comprometer um milímetro que seja o funcionamento dos serviços públicos. Convênios com o Estado e a união e quando for possível e necessário empréstimos com as instituições. Iremos enfrentar um período bastante adverso em função ainda da pandemia que não foi enfrentada no nível central da forma que deveria e estamos passando muito mais tempo do que deveríamos nessa pandemia.

Além do que já foi abordado nesta entrevista, quais são os pontos principais de uma possível gestão sua, a partir de janeiro de 2021?

Vou zerar o desemprego em Aracaju nos primeiros 2 anos para quem quiser trabalhar. Vamos zerar a fome em Aracaju e apoiar os trabalhos realizados por todas as igrejas Cristãs: Católicas em favor da sociedade. Vou reduzir em até 60% o número de Secretarias do Prefeito e de Cargos Comissionados. Vou acabar com os radares em Aracaju e apoiar os motoristas de aplicativos contra essa baixa de preços dos aplicativos em função da concorrência desleal trazida pelo in drive, que vou solicitar ao Ministério público investigações, e apoiar os motoristas de aplicativos que tem sofrido perseguições de agentes da SMTT, que multam os mesmos constantemente sem motivo. O servidor público na minha administração será orientado a tratar bem a população, resolver os problemas e ter boa vontade. A juventude terá especial atenção na minha gestão: que é o presente e o futuro de nossa cidade e nação. Vamos trabalhar em favor da criança, mulher e idoso e contra os agressores que pratique violência contra eles. Aracaju vai ter melhor educação, Saúde e Segurança do Nordeste a partir de 2021.

Modificado em 15/10/2020 18:57

Universo Político: