body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Suspense sobre a eleição para presidente da Alese pode ter fim nas próximas horas

Por Joedson Telles

Nas próximas horas, a novela da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa terá o seu capítulo final, e Sergipe saberá, enfim, quem comandará o Poder Legislativo pelos próximos dois anos. O suspense fica por conta da espera dos eleitores por uma posição do governador Jackson Barreto.

O governador tem dito em alto e bom som que não tem chapa, e que os próprios deputados devem cuidar do processo, mas, paradoxalmente, os parlamentares optam por esperar uma direção, que pode sair este fim de semana, quando JB promete reunir a bancada para ouvir os deputados, tentando o consenso.

O suspense aumenta ainda mais porque os deputados estaduais que não participam da disputa, quando acossados por jornalistas, optam por não declarar publicamente voto em nenhum dos três candidatos. Alguns, evidentemente, de fato, não têm candidato. Mas muitos deles têm, mas esperam a voz do governador.

Um dos candidatos, o deputado Gustinho Ribeiro (PSD), vem conseguindo tirar proveito da indefinição que paira na Alese. Começou correndo por fora, mas à base do diálogo tem conseguido ampliar a simpatia junto aos seus pares. E, a julgar por conversas em off, já teria a maioria. No entanto, esbarra na “necessidade” que o Poder Legislativo tem de ser orientado pelo Poder Executivo, na hora que vai eleger seu presidente, e aguarda uma posição de Jackson Barreto.

O deputado eleito Luciano Bispo (PMDB) por ser amigo do governador Jackson Barreto largou em vantagem. Sempre foi tido como o candidato de JB, que, na verdade, nunca confirmou boatos. Ao ser provocado, aliás, assegurou não ter chapa. Luciano tem sido bombardeado por setores da mídia por conta de processos e isso pode ter prejudicado sua candidatura, já que o desgaste é inevitável. A pergunta que se faz é: será que Jackson mesmo tendo mais dois aliados candidatos precisa pegar carona no desgaste, bancando Luciano?

O deputado Garibalde Mendonça, por sua vez, também está conversando com seus pares e torce por um candidato de consenso, sob o argumento de que todos são aliados do governador. Provocado pela imprensa tem dito também que espera que o governador Jackson Barreto reúna sua bancada e escolha o nome do candidato. Mas, caso isso não aconteça, não descarta ir para o enfrentamento.

joedson: