body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Sou um político do bem, cuja vida pública demonstra”

“Entrevista uniforme”: Almeida Lima, candidato a prefeito de Aracaju pelo PRTB

Por Joedson Telles

Buscando contribuir jornalisticamente para que o eleitor conheça melhor os candidatos e candidatas à Prefeitura de Aracaju, o Universo publica a chamada “entrevista uniforme” com  todos que, gentilmente, aceitarem expor suas ideias nesta página. A exemplo das eleições para governador de Sergipe, em 2018, as mesmas perguntas são feitas a todos que almejam administrar a capital, como forma de auxiliar na democratização do processo eleitoral. Neste domingo, dia 18, Almeida Lima, candidato do PRTB, é o nosso entrevistado.

Quem é Almeida Lima e por que o eleitor de Aracaju deve votar no senhor?

Sou um político do bem, cuja vida pública demonstra isso. Uma história de honradez, de trabalho, competência e zelo pela coisa pública. Um idealista que tem o desejo de construir uma Aracaju melhor para se viver em todos os aspectos das necessidades humanas. Essas são boas razões para o Aracajuano votar em mim.

De forma resumida, quais as suas propostas para a saúde, educação, segurança e mobilidade urbana?

Garantir saúde preventiva e o tratamento médico hospitalar para quem precisar, com medicamentos e exames de imediato, sem filas. A educação precisa sair da UTI em que se encontra, com o pior IDEB do país, preparando o jovem para a vida, para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho. A segurança carece da ação efetiva da gestão municipal, embora seja uma tarefa do estado. Há situações sociais e urbanísticas que precisam ser equacionadas para garantir melhores condições de segurança da população. Já a mobilidade urbana precisa ser devidamente conceituada aqui em Aracaju para que as intervenções nas vias públicas não se deem na contramão da mobilidade como vem ocorrendo. É preciso diminuir distâncias, dar fluidez ao trânsito, garantir estacionamentos, vias exclusivas para transporte coletivo das diversas espécies, ciclovias e segurança no trânsito.

Quais as obras estruturantes que precisam ser edificadas em Aracaju? O senhor se compromete em executá-las?

Concluir o esgoto sanitário, acabando a poluição das águas e do ar; desasorear e despoluir a bacia do rio Poxim, a fim de acabar com as enchentes nos bairros ribeirinhos, tornando-o navegável e próprio para o transporte fluvial, prática de esporte, lazer e atividades turísticas, com a construção de muretas em trechos da Beira Mar e dos conjuntos, pier e atracadouros; reurbanização de 17 grandes avenidas a fim de facilitar a mobilidade e a abertura de outras oito; revitalização do grande centro da cidade; e a elaboração do plano diretor da cidade e a aprovação legislativa do grande traçado do partido urbanístico da área de expansão da região sul da cidade; plantação de quinhentas mil árvores em Aracaju e transformação do parque da sementeira numa espécie de Central Park de Aracaju. Estou falando daquilo que poderei realizar em quatro anos. Tenho planejamento para isso.

Como o senhor pretende diminuir o desemprego em Aracaju?

Criando na cidade os polos de manufaturados, a exemplo de confecções, calçados e doces de frutas tropicais; desenvolver o turismo a partir do incentivo material para a captação de eventos na cidade; promover o investimento público de forma a que os recursos despendidos circulem na economia local.

Como reduzir a desigualdade social na capital?

Com educação de qualidade, criando oportunidades para todos, gerando empregos e rendas.

Quais as fontes dos recursos para a realização das obras e ações previstas no seu plano de governo?

Otimização dos instrumentos de captação da receita tributária própria, promovendo o seu crescimento de base horizontal com a ampliação da atividade comercial e de serviços em Aracaju, e não como se faz hoje, de forma vertical com aumento de tributo, a exemplo de IPTU, eliminando o gasto supérfluo e a corrupção, elaborando bons projetos para execução com recursos federais e de organismos internacionais, inclusive com crédito carbono, além de parcerias com o capital privado diante da oferta de bons projetos empresariais.

Além do que já foi abordado nesta entrevista, quais são os pontos principais de uma possível gestão sua, a partir de janeiro de 2021?

Tornar Aracaju a cidade que todos desejarão morar.

Modificado em 18/10/2020 07:30

Universo Político: