body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Rodrigo Valadares pavimenta pré-candidatura a prefeito de Aracaju

Por Joedson Telles 

O fato de o deputado federal Rodrigo Valadares peitar, mais uma vez, o presidente Lula, agora sendo coautor de um PDL que susta um decreto do petista, não apenas o ajuda a se consolidar como o maior representante radical do bolsonarismo oriundo das urnas de Sergipe, mas também significa mais um degrau da escada que pode conduzi-lo a uma nova pré-candidatura a prefeito de Aracaju. Em 2020, ele obteve mais de 30 mil votos.

Um olhar menos atento ao que está acontecendo não permite ao observador ligar uma coisa a outra. Todavia, mesmo trabalhando em Brasília, Rodrigo Valadares, ao fazer oposição ao governo do PT, vai ampliando sua aceitação junto a fatia do eleitorado conservador, que ainda abraça o ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo este vivendo a sua fase política mais difícil por motivos vastamente ventilados.

Rodrigo Valadares  parece entender muito bem que o eleitor aracajuano que não votou em Lula estaria, digamos, “solto”, se a eleição fosse hoje. E ratificar com ações sua linha bolsonarista, direitista é uma forma natural de atração.

O caminho para o deputado do União Brasil se lançar pré-candidato a prefeito – até hoje se entender ser o momento correto – parece praticamente pavimentado.

Vencida esta etapa de emergir como opção conservadora, porém, Rodrigo teria pela frente que optar por um entre dois desafios dificílimos; ao menos na teoria:  construir um grupo forte – com densidade eleitoral e fielmente alinhado ao seu projeto – ou se aventurar numa carreira solo; opção que muitos se deram mal.

Entretanto, registro, em tempo, que, quando Rodrigo Valadares começou a defender pautas conservadoras na Assembleia Legislativa – e fazer o mesmo com mais força ainda nas redes sociais -, alguns cravaram que ele seria deputado de um mandato só. O eleitor, por sua vez, frustrou tais projeções, assegurando o voo mais alto à Câmara dos Deputados. Subestimá-lo, em 2024, pode ser um erro ainda maior.

P.S. Ao comentar o assunto, Rodrigo Valadares opta por reconhecer a soberania de Deus. “Ele dará o direcionamento na hora certa”, disse o pré-candidato, digo, o deputado ao Universo.

Modificado em 11/05/2023 11:21

Universo Político: