body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Quando a prudência e a inteligência mandam apenas esperar

Batalha: desmentindo a notícia 

Por Joedson Telles

Não é à toa que o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe – e antes de a entidade emergir no assunto a astúcia antecipa a prudência -, manda o jornalista não só primar pela imparcialidade, mas também ter muito cuidado com notícias plantadas em período eleitoral. O jogo é pesado – e muitos dos seus autores não estão nem um pouco preocupados se vão colocar em xeque a credibilidade de um profissional de comunicação aprontando das suas.

Ligado até o pescoço ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), o jornalista Carlos Batalha emitiu uma nota na qual classifica como mentirosa e irresponsável a informação que ele seria o secretário de Comunicação Social de um eventual governo do candidato Valadares Filho (PSB).  Notícia ventilada em setores isolados.

Batalha, que ocupa o mesmo cargo na gestão João Alves Filho, ratificou seu empenho e confiança na reeleição do candidato do DEM. E enfatizou ter respeito, admiração e confiança pelo atual gestor. “O boato não passou de irresponsabilidade de alguém que passou informação ao blog com o objetivo de criar fofoquinhas políticas”, disse.

Por sua vez, o candidato a vice-prefeito na chapa de Valadares Filho, o deputado estadual Pastor Antônio (PSC), assegurou que, no momento, Valadares Filho sequer pensa na formação de um secretariado para uma suposta gestão, e garantiu que os nomes que formarão o time de Valadares Filho, caso este vença a eleição, será formado por integrantes dos partidos aliados.

Boato desmentido por ambos os lados, meto a colher no mingau alheio: Batalha pode estar sendo sincero? Claro. Mas pode também está sendo elegante. Prudente. Ético. Comedido… Sobretudo por está no meio de uma campanha eleitoral que envolve João Alves e Valadares Filho. Mas evidente que a notícia pode, sim, ter um fundo de verdade.

Batalha, indiscutivelmente preparado para o cargo, é, de fato, amigo do prefeito João Alves, mas é também muito amigo do deputado federal André Moura (PSC), que é aliado do candidato Valadares Filho. Aí eu pergunto: em Valadares vencendo o pleito, seria impossível André costurar o tal acordo – sobretudo na posição de mediador entre o futuro prefeito de Aracaju e o presidente da República, Michel Temer?

Eu mesmo respondo: não. André pode até sequer pensar no assunto, sequer estar sabendo do que fora ventilado, mas que pode muito bem costurar o acordo, não há dúvida. Além disso, não consta que Batalha seja inimigo do próprio Valadares Filho. Pelo contrário.

Sem falar que o próprio João Alves, caso não tenha votos suficientes para chegar ao segundo turno, pode apoiar Valadares Filho, caso este siga na disputa, e reforçar o pleito. Ou seja, tudo é possível em política. Todavia, como em jornalismo notícia desmentida pelas fontes envolvidas só pode ser confirmada ou não pelo tempo, não há outro caminho, a prudência e a inteligência mandam apenas esperar.

P.S. Em tempo, observo que o experiente jornalista Jozailto Lima, também preparado para o cargo de secretário de Comunicação, é bem próximo e tem a confiança não apenas do deputado federal Valadares Filho, mas também do senador Valadares.

Universo Político: