body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

PSDB prepara candidato para disputar a Prefeitura de Aracaju

“Devido ao tratamento que temos recebido, gostaria muito de uma candidatura própria. Estamos com o nome de uma pessoa de muito conceito em todas as classes”, diz Pedrinho Barreto

Pedrinho: PSDB pode ter candidato

Por Joedson Telles

O advogado Pedrinho Barreto, presidente do PSDB de Sergipe, diz nesta entrevista que o partido ainda conversa com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), no sentido de apoiá-lo, caso oficialize sua pré-candidatura à reeleição. Todavia, caso a aliança não seja mantida – sob a exigência de indicar o nome do suposto candidato a vice-prefeito, entre outros pontos -, o PSDB já tem um nome para disputar a eleição – inclusive contra o próprio João Alves, caso o prefeito oficialize sua presença na disputa. “O senador Eduardo Amorim colocou seu nome à disposição do grupo. Também estamos com o nome de uma outra pessoa de muito conceito em todas as classes, tendo em vista ter um serviço muito aplaudido pela população mais carente. Apresentaremos sua filiação após o prazo final. O nome dessa pessoa está guardado a sete chaves”, diz Pedrinho Barreto. “Fui um dos maiores defensores da aliança com João, porém depois que ele chegou ao poder, esqueceu que foi eleito dentro de uma aliança. Devido ao tratamento que temos recebido, gostaria muito de uma candidatura própria, por isso que estamos conversando com a pessoa acima citada, ela poderá ser a alternativa que o povo deseja.”

O PSDB ainda acredita no impeachment da presidenta Dilma Rousseff?

Em Brasília, ouvi de vários parlamentares que o impeachment só sairá se o povo for às ruas. Lamentável, ver a insatisfação generalizada, mas a população acomodada em seus lares, sem ter a coragem de ir às ruas protestar. As classes A e B, em sua maioria, têm medo de mostrar a cara, tem vergonha, medo de governo…

Como o PSDB está se articulando para as eleições municipais deste ano?

O PSDB está com diretórios em quase todo estado, faltando apenas dois. Teremos participação efetiva em todos os municípios, seja com candidatos a prefeito, vice ou vereadores.

O que falta para o partido definir, se apoiará mesmo uma suposta pré-candidatura do prefeito João Alves, ou se apresentará um nome próprio ao eleitor?

Na eleição passada, o partido tinha outro comando, que, por sua vez, fez uma composição com João Alves. Agora em 2016, devido a falta de diálogo por parte do prefeito, vamos conversar com todos os partidos que fazem parte do agrupamento do senador Eduardo Amorim (PSC), o que a maioria definir, será acatada, seja com candidatura própria ou aliança com outro candidato.

No caso de apoiar João Alves, quais seriam as exigências do PSDB?

Um grupo que tem em dentre seus filiados um quadro como o senador Eduardo Amorim – o senador nota 10 – não pode ter receio de candidatura própria. Porém, na hipótese de não ter, já está decidido entre os que fazem parte do nosso grupo (PSC, PTB, PSDB, PP, PR e demais partidos), não abriremos mão de indicar o vice, seja quem for o majoritário. Também exigiremos um tratamento de aliado por parte do prefeito.

E se a opção for pela candidatura própria, o partido já tem este nome? Quem seria?

O senador Eduardo Amorim colocou seu nome à disposição do grupo. Também estamos com o nome de uma outra pessoa de muito conceito em todas as classes, tendo em vista ter um serviço muito aplaudido pela população mais carente. Apresentaremos sua filiação após o prazo final. O nome dessa pessoa está guardado a sete chaves. Fui um dos maiores defensores da aliança com João, porém depois que ele chegou ao poder, esqueceu que foi eleito dentro de uma aliança. Devido ao tratamento que temos recebido, gostaria muito de uma candidatura própria, por isso que estamos conversando com a pessoa acima citada, ela poderá ser a alternativa que o povo deseja. Eduardo Amorim é a primeira opção. Seja quem for o “escalado”, caminharemos por toda Aracaju, junto com ele.

O PSDB sabe que enfrentará uma eleição histórica em 2018, em se tratando de Presidência da República. Uma renovação da era PT seria uma tragédia para os tucanos?

Espero que em 2018 o povo não aceite mais esse projeto para o Brasil. Eles foram o que já existiu de pior pelos 516 anos de existência.

Além de se fortalecer em Aracaju, tendo candidato ou apoiando um aliado, o que projeta o partido, agora em 2016, para colher bons frutos nos próximos anos?

Em 2016, com a eleição de prefeito, vice e vereadores, será o começo da construção para 2018. Vamos preparar o alicerce, pensando na Presidência da República, no Governo do Estado, no Senado e (na eleição de) deputados.

Como o PSDB avalia o primeiro ano do governo Jackson Barreto?

O governador pegou o Estado em uma situação complicada, tendo em vista a má gestão dos últimos oito anos. Depois de seus quase 200 anos, pela primeira vez, servidores ficaram sem receber seus salários e 13o.  Segurança, educação, saúde… A desejar. Resumindo:  2015 foi um desastre.

Há perspectivas de um ano melhor para os sergipanos?

Infelizmente, não vejo perspectivas. Devido à má gestão do governo federal, a economia está fragmentada. Isso respinga em todos os setores. Mas tendo aptidão e competência, você consegue superar as dificuldades, independente do planalto. Exemplo disso é ACM Neto, Renan Filho e poucos outros, que com sua juventude e um quadro técnico competente, estão superando os limites das perspectivas.

Modificado em 25/01/2016 04:04

Universo Político: