body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

O tudo ou nada de Lula

Lula: interrogações aos montes

Por Joedson Telles

O Lula está desesperado com a verdade a lhe acossar, com o teto a desabar sob a sua cabeça ou insurgente não sem motivos, por ser inocente e vítima de uma injustiça sem medidas? O ex-presidente, que sempre levou a bandeira social, demagogicamente, amealhava fortunas não explicadas e enganava pobres com a migalha ‘Bolsa Família’ ou é um homem honesto vítima das elites, da grande mídia e do MPF com o trabalho avalista do Judiciário? Lula está morto ou apenas debilitado, mas com chances de ressurgir mais robusto que nunca? Emergem perguntas e mais perguntas a santificar ou satanizar Lula.

No inesquecível 4 março de 2016 (o 11 de setembro do Lula?), o ex-presidente, que foi acordado às 6 da matina pela polícia, após a prisão, quer dizer, ao cumprimento de um mandado de condução coercitiva pela Polícia Federal, ressuscitando a estrelinha vermelha do PT, prometeu, em ato na quadra do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, já à noite, que não irá se calar. Alega estar sendo ameaçado pelo que define como “perseguição política e denúncias infundadas”. E, em tom de pré-candidato, berrou que terão que derrotá-lo nas ruas.

“Eu não sei se vou ser candidato, mas eu queria dizer a todos que me ofenderam. Um ex-presidente que fez por esse país o que eu fiz, não merecia receber o que eu recebi. Eu estava quieto no meu canto. Estava na expectativa que vocês (militantes que lotaram a quadra) escolhessem alguém para disputar 2018. Cutucaram o vulcão com vara curta. Portanto, quero me oferecer a vocês, esse jovem de 70 anos de idade com tesão de um jovem de 30, com corpo de atleta de 20. Não tenho preguiça de acordar as 6 horas. E não tenho problema de dormir às dez. A resposta que eu posso dar a insolência que fizeram a mim, é ir para rua dizer: estou vivo e sou mais honesto do que vocês”.

A retórica de persuasão do Lula, que para sua sobrevivência política precisa perpassar à população em geral, até o momento parece convencer apenas a militância que sempre esteve e estará com ele, mesmo que o desfecho seja a condenação, vai na contra mão do que aponta o Ministério Público Federal.

Lembremos que a 24ª fase da Operação Lava Jato quer jogar luz sobre a relação Lula e familiares x empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras. Ninguém está imune a uma investigação. E, segundo o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, há fortes indícios de vantagens indevidas. Entre elas, ganhou mais notoriedade um apartamento e reformas em imóveis. Também falam em doações e pagamentos por palestras. O MPF afirma que o Instituto Lula recebeu de empreiteiras R$ 20 milhões em doações. E mais R$ 10 milhões passaram pela mesma tubulação referentes às palestras. A dúvida do MPF: grana da Petrobras usada de forma ilícita?

Num universo diferente, Lula já estaria condenado pela opinião pública. O vazamento de informações deste tipo via mídia dilacera qualquer mortal em segundos. Pesa a credibilidade do MPF. A credibilidade do Judiciário que vem atendendo apelos sucessivos do MPF na Lava jato. Da Polícia Federal. Entretanto, como o assunto é política, e eleição se decide no voto, o jogo da retórica costuma ofuscar a técnica e servir de UTI. E, assim, Lula não deixa de ter razão, quando não perdeu um só segundo e, tão logo prestou explicações à Polícia Federal, enveredou neste discurso de vítima exposto nos primeiros parágrafos deste texto. Com a militância colou. A depender do desfecho, se provar inocência, pode arrastar mais gente. Mas o suficiente para garantir uma volta ao poder?

Depois do fracasso da presidenta Dilma, que nunca foi a queridinha do PT, se elegeu presidenta e sucedeu a si mesma tendo Lula como avalista, o ex-presidente precisará persuadir muita gente. Reconstruir confiança e projeto. As quatro eleições nas quais foi derrotado atestam facilmente que só a militância não o reconduzirá ao Planalto. A boa imagem do Lula presidente, fora do eixo PT e sindicatos (pelegos?), base esta que foi construída pelo sucesso do seu governo, ao manter acertos de FHC e mandar vazar equívocos, sobretudo em se tratando de política e economia, foi seriamente arranhada pela falta de aptidão da presidente Dilma, que desconstruiu o trabalho de anos de Lula.

Entretanto, em sendo condenado, e o ritmo do Judiciário na Operação Lava a Jato demonstra que, se provas irrefutáveis forem expostas, não terá o mínimo de constrangimento em jogar Lula na cadeia, automaticamente, o ex-presidente se transforma em ficha suja. É fisgado facilmente. E ainda que consiga apoio da população para voltar ao Governo Federal por cima da carne seca sequer terá direito a se candidatar. Nestas circunstâncias, estará inelegível. Ou seja, Dilma começou a ferrar Lula com seu desgoverno e a Lava a Jato pode ser a pá de cal.

P.S. Será que quando fala em ruas o Lula tem consciência que sangue pode ser derramado?Que vidas estão em xeque? A guerra entre seus fãs e parte das pessoas que não aceitam mais o PT está declarada. Vimos isso ontem em vários pontos. É isso que o ex-presidente quer?

Modificado em 06/03/2016 10:02

Universo Político: