body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Minhas condutas no trato com o dinheiro público são minhas credenciais”

“Jamais pratiquei ato de corrupção”, afirma Edvaldo Nogueira sem temer investigações

Por Joedson Telles

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) assegura, nesta entrevista que concedeu ao Universo, no sábado, dia 11, não temer o desfecho das investigações que focam o Hospital de Campanha de Aracaju. Segundo ele, se houvesse algo a esconder, não teria levado, por iniciativa própria, toda a documentação do processo de contratação da empresa responsável pela montagem para o Ministério Público Estadual (MPE) e para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Não há nada no meu histórico que me desabone. Minhas condutas no poder público, no trato com o dinheiro público, são minhas credenciais. Jamais pratiquei ato de corrupção, não enriqueci na política, jamais me desviei do meu foco e das minhas responsabilidades enquanto agente público”, observa.

No calor da Operação Serôdio, da Polícia Federal, o senhor disse que Sergipe lhe conhece. O que esta frase sintetiza?

Sintetiza a confiança que tenho no aracajuano e a confiança que ele tem em mim. Sou prefeito desta cidade no meu terceiro mandato, eleito nesta gestão para resolver problemas gravíssimos. Os aracajuanos viram em mim as credenciais para dar conta do trabalho. E, graças a Deus e a uma equipe muito competente, operamos a maior transformação que esta cidade já viu. Aracaju e Sergipe me conhecem. Fiz do meu compromisso com as causas sociais, com a melhoria de vida do povo e com o desenvolvimento da minha cidade e do meu Estado a minha missão de vida. Deixei o curso de Medicina e fiz deste compromisso o meu ofício. Fui vereador, vice-prefeito e prefeito. E não há nada no meu histórico que me desabone. Minhas condutas no poder público, no trato com o dinheiro público, são minhas credenciais. Jamais pratiquei ato de corrupção, não enriqueci na política, jamais me desviei do meu foco e das minhas responsabilidades enquanto agente público. Prezo pela minha honestidade e sigo todos os ensinamentos passados a mim por minha mãe, Dona Lourdes.

O senhor teme o desfecho das investigações?

Não temo qualquer investigação, pois não temos nada a esconder e nem praticamos qualquer ilegalidade. Se eu tivesse algo a esconder, não teria levado, por iniciativa própria, toda a documentação do processo de contratação da empresa para o MPE e para o TCE. Nós atendemos a todas as solicitações feitas pelo MPF, pela PF e pela CGU. Temos todos os nossos contratos e pagamentos disponíveis no Portal da Transparência, com uma página exclusiva para informações relacionadas aos recursos utilizados no enfrentamento ao coronavírus. Eu, na verdade, torço pelo desfecho desta investigação para que tudo fique esclarecido e não sobre dúvidas da seriedade do trabalho que temos realizado e que tem sido salvação de milhares de vidas.

Por conta do episódio, o senhor recebeu o voto de confiança de vários aliados, inclusive do governador Belivaldo Chagas, que o visitou na Prefeitura de Aracaju. Como avalia estes gestos?

Todas as manifestações me deixaram muito feliz e ainda mais motivado para seguir trabalhando, apesar de todas as adversidades. Acredito que as alianças políticas e administrativas, na forma como estabelecemos, de maneira transparente, sincera e republicana, e a minha própria trajetória de lealdade ao projeto político que integro, serviram de construção para relações sólidas e a prova disso foi a confiança depositada em mim por tantos amigos.

Por outro lado, há, sobretudo nas redes sociais, um julgamento açodado de quem não esperou a conclusão das investigações e já o condenou. Como o senhor analisa tais comportamentos?

A internet é um campo propício para que as pessoas se expressem de maneira livre. No entanto, infelizmente, muitos usam este espaço para comentários maldosos, para espalhar fake news e para tentar destruir biografias. Em relação aos comentários contra mim, o que percebo é que partem de uma minoria, geralmente ligada a políticos de oposição – e cujo interesse exclusivo é criar um ambiente tóxico. Não querem diálogo, nem esclarecimentos. Já fizeram seus julgamentos e tentam tirar dividendos políticos.

O senhor diria que a campanha pela Prefeitura de Aracaju já começou, mesmo em plena pandemia e à revelia do calendário eleitoral?

Aqueles políticos que só pensam em política e na próxima eleição não têm qualquer respeito pelo momento difícil que o mundo passa. Eles ficam à espreita, buscando confusão, inventando fatos e usando a pandemia de forma política. É lamentável e vergonhoso. E tentam há muito tempo antecipar a discussão eleitoral. Eles ignoram as centenas de vidas que perdemos para o coronavírus em Aracaju. Eles não apresentam uma proposta sequer para ajudar no enfrentamento da doença, não se dispuseram a nos auxiliar em nada. Eu não cedi e não abrirei mão do meu compromisso e das minhas responsabilidades enquanto prefeito e político que tem amor por Aracaju. Você não encontrará uma única declaração minha sobre campanha ou eleição. Mas basta abrir as redes sociais dos meus adversários e verá que eles não pensam em outra coisa.

O senhor levou à Justiça o pré-candidato a prefeito de Aracaju, o delegado Paulo Márcio. O que houve? Ao criticar a gestão, ele não está no seu papel de oposição?

Joedson, se você fizer um levantamento das discussões políticas dos últimos três anos e meio, não encontrará qualquer ação minha no sentido de coibir, censurar ou atacar meus opositores. Eu respeito a crítica e respeito ainda mais o papel que a oposição deve desempenhar no campo da fiscalização e no apontamento daquilo que não considera correto na administração. Mas jamais permitirei ataques de caráter pessoal e mentiras que atinjam minha integridade, seriedade e honestidade. Os que assim agirem responderão judicialmente.

Quais as principais ações da Prefeitura de Aracaju de enfrentamento ao novo coronavírus?

A lista é bem longa e não para de crescer, pois já são mais de 130 dias de trabalho incansável, pois a nossa ação começou antes mesmo do primeiro caso ser confirmado em Aracaju. No dia 2 de março, eu apresentei o nosso Plano de Contingência, com as linhas gerais da nossa atuação. De lá para cá, erguemos o Hospital de Campanha, dentro do prazo, que já atendeu mais de 250 pessoas; disponibilizamos oito unidades de saúde exclusivas para síndromes gripais, que já atenderam mais de 20 mil aracajuanos; criamos o MonitorAju, serviço de excelência para orientação e acompanhamento dos pacientes com coronavírus; instalamos, apesar de algumas resistências, uma base de cadastramento de passageiros no aeroporto; reduzimos o tamanho das nossas feiras livres e estabelecemos um rigoroso protocolo de funcionamento, com higienização e distanciamento social; já distribuímos mais de 50 mil máscaras nos terminais do transporte público; estamos fazendo mensalmente a distribuição de 32 mil kits de alimentação escolar, o que já soma 750 toneladas de alimentos entregues para as famílias dos alunos da rede municipal de educação; abrigamos todas as pessoas em situação de rua; fazemos diariamente a desinfecção de áreas públicas e prédios públicos; já fizemos mais de 1.500 fiscalizações para cumprir os decretos de fechamento de serviços não-essenciais; contratamos mais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas para assegurar um atendimento de qualidade; iniciamos a busca ativa de pacientes de casa em casa, cujo objetivo é identificar quadros que possam levam a internação e antecipar o tratamento; assinei decretos, que inclusive prorroguei na semana passada, para facilitar abertura e fechamento de empresas e ampliação de prazos para pagamentos de taxas; colocamos no ambiente digital mais de 1 mil serviços da Prefeitura para que o cidadão possa fazer suas solicitações sem precisar sair de casa.

A atenção dada ao combate ao coronavírus prejudica até que ponto as respostas que a PMA precisa oferecer a outras demandas? Como está a cidade?

A Prefeitura de Aracaju não parou o seu trabalho. Nossas obras estão sendo realizadas, seja os corredores da Mobilidade Urbana, seja as obras de urbanização dentro dos bairros. Os serviços de limpeza seguem sendo realizados; a tramitação de processos administrativos seguiram com a mesma celeridade de antes, e demos grande encaminhamento a um dos projetos mais importantes da nossa gestão, que é a construção de 1.102 casas nas Mangabeiras. Vamos acabar com a maior ocupação existente na cidade, levando 836 famílias, que há anos, moram em barracos, para casas de aluguel, até o final deste mês. Em seguida, iniciaremos as obras onde hoje estão os barracos. Claro que direcionamos os maiores esforços para o combate ao coronavírus. Mas isto não parou as demais ações. Aracaju segue bem cuidada e bem administrada.

Foto: Ana Lícia Menezes

Modificado em 12/07/2020 09:05

Universo Político: