body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Mitidieri toma decisão acertada. É só manter a palavra

Por Joedson Telles

Li no site do Governo do Estado que, felizmente, o Banese colocou um ponto final na ideia de fazer uma parceria com o Banco de Brasília. O site ainda registra uma fala atribuída ao governador Fábio Mitidieri assegurando que a sua gestão não venderá o banco sergipano.

“O que nós vamos fazer é investir e fortalecer o Banese, para que ele continue fomentando a nossa economia e gerando emprego para o nosso povo. Sergipe não vai vender o Banese”, garantiu o governador.

Evidente que só o tempo e as circunstâncias poderão confirmar essa decisão do governador, que deixa o Banese, pelo menos por ora, intocável. Todavia, creio que Fábio Mitidieri age à luz da responsabilidade que sabe que precisa ter com Sergipe.

Seria um desastre para o Estado abrir mão de um patrimônio como o Banese, que tem uma importância ímpar no desenvolvimento de Sergipe – seja facilitando a vida de um pequeno comerciante ou de um grande empresário, entre outros tantos serviços prestados na geração de empregos.

O Banese sempre esteve com suas portas abertas. É uma intuição financeira sólida e facilitadora. Em outras mãos, talvez não conseguisse se manter assim. Pela sua decisão, o governador parece enxergar isso.

Aliás, Fábio deve enxergar também que não seria bom para o seu governo, que prega tanto a modernidade, carregar o peso da privatização do Banese.

Políticos que estão na oposição, servidores do Banese, o Sindicato dos Bancários, setores da imprensa e, sobretudo, muita gente pendurada nas redes sociais assegurariam ao governador um desgaste político tão sólido quanto o Banese.

Mesmo que tivesse argumentos robustos – e até mesmo números favoráveis -, se privatizasse o Banese, o governador não escaparia da chuva de críticas. Com raríssimas exceções, privatizar é  sempre abrir mão, atestando não ter competência para administrar com êxito. Os números do Banese, segundo o próprio governo, mostram o contrário. Para quê vender?

Modificado em 29/05/2023 07:24

Universo Político: