body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Esperneio não evitará que Jackson abrace o projeto Laércio Oliveira 2018

Laércio: o melhor nome do agrupamento de JB

Por Joedson Telles

Não levará a lugar nenhum o esperneio desesperado de certos aliados do governador Jackson Barreto diante da possibilidade real de o líder do agrupamento abraçar a ideia de uma candidatura do deputado federal Laércio Oliveira (SD) na chapa majoritária, em 2018. Seja para o Senado Federal ou mesmo para o Governo do Estado. Aliás, hoje, Laércio é o melhor nome do agrupamento de Jackson Barreto para sucedê-lo.

A choradeira de jogar em rosto que é “aliado de primeira hora” e, assim, precisa ter preferência sobre quem desembarcou posteriormente no grupo, quando da definição da chapa majoritária, não sensibilizará Jackson Barreto, cuja preocupação, óbvio, reside em não perder a eleição, e não em agradar quem quer que seja.

Na cabeça de Jackson Barreto, e não é difícil imaginar, figura quem tem mais densidade eleitoral e outros atributos capazes impedir uma vitória da oposição. Jackson, nem no seu pior pesadelo, quer ver o senador Eduardo Amorim ou o deputado André Moura, por exemplo, como seu sucessor no governo. Esperto e experiente, ele apostará na melhor bola. Política é para profissional. Já disse neste espaço e ratifico agora. Se as pesquisas apontarem Laércio, tchau.

A chiadeira parece ser contra Laércio e outros novatos, mas, na verdade, não é. Quando um político tenta emplacar outro do mesmo partido numa chapa majoritária está, simplesmente, pensando em si mesmo. Quer ocupar o andar de baixo, pois teme a concorrência na chamada proporcional dentro da mesma legenda.

Individualista, o resmungão não pensa no melhor para o agrupamento. Muito menos para o coletivo. Quer é se livrar da concorrência, ainda que à custa da precoce derrota do aliado, que já entraria na disputa da majoritária em desvantagem. Coisa tola, egocêntrica que não chega a lugar nenhum neste mundo cão da política.

Jackson Barreto, creio, não embarcará nessa roubada. Pelo desenho exposto, só não apostará em Laércio Oliveira na majoritária se este não colocar o nome à disposição ou se novas pesquisas, lá na frente, apontarem um aliado em melhores condições de vencer o pleito. Mas se Laércio Oliveira topar e construir as condições favoráveis para entrar na disputa, os insatisfeitos “de primeira hora” podem resmungar à vontade, Jackson estará no projeto Laércio Oliveira 2018. Duvida? Lembra aí como Edvaldo Nogueira superou queridinhos de JB e hoje é prefeito de Aracaju.

P.S. Anote os nomes dos insatisfeitos de hoje. Seguirão o governador caladinhos. Sempre foi assim. Caneta é caneta.

Modificado em 07/03/2017 21:50

Universo Político: