body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eduardo Amorim propõe sessão especial para comemorar Dia Mundial do Rim

O Senado Federal realizará, na quinta-feira (9), às 9h, uma Sessão Especial para comemorar o Dia Mundial do Rim. O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), que foi o autor do pedido, comunica que o evento é uma maneira de chamar a atenção para as doenças que afetam o órgão, como a doença renal crônica, que tem aumentado em todo o mundo.

O lema da campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) neste ano é “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. O objetivo é facilitar a educação e a detecção precoce, além de incentivar um estilo de vida saudável para as pessoas, a fim de combater o aumento de doenças evitáveis nos rins. De acordo com o órgão, a doença renal crônica é relativamente rara, porém, quando ocorre, traz consequências devastadoras e o tratamento dessa condição de alta complexidade é difícil, caro e trabalhoso.

Segundo Eduardo, cerca de 50 mil brasileiros morrem por ano vítimas de algum tipo de doença renal crônica. “Muitas delas, com certeza, poderiam ser evitadas. Por isso, se faz necessário que o Senado realiza esta Sessão Especial para que, juntos, possamos encontrar soluções, pois é inadmissível que mais vidas continuem sendo perdidas”, disse o senador.

O parlamentar também apontou outros problemas a serem enfrentados por doentes renais crônicos. Como exemplo, citou a defasagem dos repasses do Sistema Único Saúde (SUS) para clínicas de hemodiálise, o que resulta na inviabilização da continuidade do atendimento.

A Sessão Especial contará com a presença dos representantes das seguintes entidades: Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal, Federação das Associações de Renais e Transplantados do Brasil, Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB-DF, Instituto Brasileiro de Ação Responsável e Sociedade Brasileira de Nefrologia, Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil.

Modificado em 08/03/2017 19:47

Universo Político: