body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Com o apoio de Edvaldo e Fábio, pré-candidato tem missão de unificar o bloco

Por Joedson Telles

Parece que não há mais dúvida: o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, é o pré-candidato à Prefeitura de Aracaju não apenas do prefeito Edvaldo Nogueira como também do governador Fábio Mitidieri. Tem a confiança dos dois.

Evidente que falta o anúncio oficial por parte de Edvaldo. Entretanto, quem faz a leitura correta do atual cenário, sobretudo levando em conta o posicionamento do PDT, percebe que só um fato novo e surpreendente – algo que não acredito que aconteça – para que não haja a confirmação, no momento oportuno.

O prefeito Edvaldo Nogueira emite sinais de estar fechado com Luiz Roberto, e o governador, que elogiou Luiz Roberto, esta semana, em um programa de rádio (salvo engano, o de Jailton Santana, na Rio FM), por sua vez, já externou várias vezes que seu nome é o nome de Edvaldo. Por razões óbvias, isso tem peso decisivo na escolha do bloco.

Há uma certa impaciência – inclusive também fora do meio político – para que o prefeito anuncie logo. Todavia, Edvaldo parece seguir um cronograma e está na fase de deixar Luiz Roberto, dentro dos limites da legislação eleitoral, mostrar à população que pode dar sequencia à sua boa gestão. Também pode usar o tempo para convencer aliados a desistirem de suas pré-candidaturas. Caso do vereador Nitinho, por exemplo, que tem dito que não vota no pré-candidato do prefeito.

A escolha de Luiz Roberto, contudo, não repousa apenas no vocábulo confiança. Edvaldo provou ser um gestor preparado. Fez – e continua fazendo – muito por Aracaju. Obviamente, ele não tentaria entregar a prefeitura nas mãos de qualquer um; apenas por amizade. Seria irresponsabilidade.

Edvaldo já deixou claro que trabalhará para ter um sucessor à sua altura, que mantenha Aracaju no caminho do desenvolvimento.

Lógico que pesa na escolha de Edvaldo a possibilidade real de ter um prefeito aliado, apoiando o seu projeto político, em 2026. Trivial. Quem não faria o mesmo?

No entanto, Luiz Roberto, além de ter a confiança, não desembarcaria na Prefeitura de Aracaju como um calouro: ele conhece a máquina. Até ontem, estava na Emsurb. E pelo próprio trabalho que fez na PMA, e o que executa no Governo do Estado, ninguém tem dúvida quanto ao seu preparo.

Para percorrer o caminho menos difícil, todavia, Luiz Roberto terá que mostrar habilidade e reunir a força do agrupamento em torno da sua pré-candidatura. Não perder um só partido. O pleito se desenha como um dos mais difíceis. Basta ver as pesquisas. A oposição vem forte e com cólera. O bloco governista, que já mostrou seu poder, tem mais este desafio e precisará de unidade.

 

 

 

 

 

 

Modificado em 16/12/2023 08:10

Universo Político: