body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Wagner Júnior desembarca no PP para escrever sua história política

Evento reúne oposição e situação

Por Joedson Telles

Na tarde da última quinta-feira, dia 23, políticos de vários partidos estiveram no Hotel Quality, ratificando a auréola do empresário Luciano Barreto, na solenidade de filiação do seu neto, Wagner Oliveira Júnior, ao Partido Progressista (PP), comandado em Sergipe pelo deputado estadual Venâncio Fonseca. Além de Wagner Júnior, o vereador Pedrinho Barreto também assinou a ficha de filiação.

O evento reuniu tantos políticos que até adversários ferrenhos dividiram o mesmo espaço – como o governador Jackson Barreto e o senador Eduardo Amorim. Aliás, mais fácil é listar quem não esteve por lá. Cito o senador Antônio Carlos Valadares e os deputados federais Valadares Filho, André Moura e Laércio Oliveira. O prefeito João Alves e a senadora Maria do Carmo. A maioria tinha agenda inadiável, diga-se. Ah, o PT não se misturou.

O fato é que a mega importância que a maior parte do mundo político conferiu à simples filiação partidária, paradoxalmente, faz esta filiação de simples não ter nada. O que seria apenas a entrada de mais um jovem na vida política, ao menos na teoria, desenha-se como um mega projeto que já se inicia pelas portas estreitas da Câmara Federal. Em dando certo o script, o céu é o limite.

Estrutura financeira, juventude e, como se atestou na prática, prestígio não faltarão para o êxito do plano. Falta apenas combinar com os russos, digo, com o eleitor. O que, aliás, não é tão difícil assim, quando o projeto é bem engendrado. E de engenharia o empresário Luciano Barreto entende como poucos.

O momento é mais que oportuno. Uma boa fatia do eleitorado, em todo o Brasil, grita pela renovação no mundo político. E está aposentando não apenas quem já contribuiu, mas, sobretudo, quem nunca fez lá tanta coisa, exceto cuidar do próprio umbigo.

Um olhar para a bancada sergipana revela sentimentos em segundos. Valadares Filho, Laércio Oliveira, André Moura, Pastor Jony… Todos estes são políticos jovens. Bem diferentes de atores de legislaturas passadas. Puxe aí na memória, internauta, para não ser preciso citar nomes aqui, gerando constrangimentos.

Com a influência política e a estrutura financeira do empresário Luciano Barreto, um bom marketing político para persuadir o eleitor sergipano que o jovem Wagner Júnior é preparado, tem um projeto que corresponde às expectativas do coletivo e pode representar bem Sergipe em Brasília soa o desafio.

E por que o PP? Bom, melhor indagar ao próprio Wagner Júnior, evidente. Ou ao empresário Luciano Barreto que discutiu com ele o melhor destino. Mas creio que, além do fato de o deputado Venâncio Fonseca ser uma pessoa estimada, de fácil convívio, pesou a legenda não ter um deputado federal por Sergipe. A partir de 2019, Wagner Júnior espera mudar esta realidade.

P.S. A próxima solenidade do PP deverá ser a filiação do empresário e suplente de senador Ricardo Franco. O jovem é o pré-candidato dos sonhos da legenda para disputar o Governo do Estado.

Foto: Jardel Bruno/Tripe C&M

Modificado em 23/12/2016 09:07

Universo Político: