body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vinícius rebate Elber e assegura: PMA paga o piso aos professores

Por Luiz Sérgio Teles

O líder do prefeito na Câmara de Aracaju, o vereador Vinícius Porto (DEM), rebateu, nesta quinta-feira, dia 23, o vereador Elber Batalha Filho (PSB), que em um discurso proferido, na última quarta-feira, dia 22, afirmou que a Prefeitura de Aracaju não paga o piso salarial dos professores. Segundo Vinicius, Aracaju é uma das poucas cidades do Brasil que está cumprindo as determinações legais pagando o piso.

“Só quem caiu na pegadinha foram os vereadores de oposição. O vereador também agrediu o Sindipema (Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju) em seu discurso. Essa gestão do prefeito Edvaldo trouxe vários avanços na educação. Conseguimos pagar aos professores o direito garantindo pelas leis que regem o Brasil, o pagamento de licenças, indenizações de férias, avanços de letras. Estamos investindo na educação mais do que 25%, ano a ano”, disse.

Vinícius explicou que os dados que o vereador da oposição mostrou foram referentes ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, quando, na verdade, a verba é oriunda do orçamento municipal. Estamos com nossa consciência tranquila. Não sei porque ele não teve curiosidade de procurar saber se os 25% são do orçamento ou do FNDE”, disse, ressaltando que o órgão responsável por organizar esses dados, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), atribuiu nota 9,3 no tocante à transparência da gestão municipal de Aracaju.

“Como podemos investir menos de 25% e nenhuma conta da Secretaria de Educação estar bloqueada? Quando trazemos qualquer documento para Câmara é bom consultar os assessores para saber se a informação é verídica ou não. Aceitem a avaliação do TCE”, frisou.

Elber Batalha 

Elber Batalha, por sua vez, foi irônico, ao afirmar que o setor que deve ter avaliado as contas da educação de Aracaju, no TCE, deve ter sido o que o filho do prefeito Edvaldo Nogueira está lotado, em cargo de comissão de mais de R$15 mil. “O TCE eu gosto e até admiro, mas pra dar 9 a um site de transparência que está em 486° no ranking nacional é coisa de filho para pai. Quem foi enganado foi o líder do prefeito porque não está sabendo nem fazer a conta de quanto é o piso nacional dos professores. Todo mundo tem o cargo comissionado que merece e por isso pode ajudar a dar nota, mas essa não é a nota que o povo está dando não”, ironizou.

Universo Político: