body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Só se ama a Deus de verdade à luz da Bíblia. Na fé

Por Joedson Telles

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37-39).

É curioso como muitas pessoas – inclusive algumas que congregam em alguma igreja –  fazem esta leitura, até acreditam que seguem à risca, mas tropeçam, lamentavelmente, em detalhes que deixam escapar – seja por desleixo ou mesmo desobediência. No segundo caso, o mais perigoso, entra em cena o famoso “jeitinho brasileiro”: a pessoa comete o erro de querer servir a Deus da maneira que acha “correto”, e não como manda a Bíblia.

São pessoas que vivem como querem e acham que a Bíblia acaba sendo um empecilho para seus prazeres mundanos. Aliás, não gratuito, o próprio Jesus Cristo fez o alerta em uma de suas pregações sobre a salvação eterna.

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma” (Mateus 16:23-26).

Levando-se em conta que Deus é amor, entende-se facilmente a coesão entre esta citação bíblica e a que abre este texto. Ou seja, Deus que é amor só sentirá o amor do homem por Ele quando este passar a obedecer a Sua palavra, garantindo, assim, a salvação eterna. Assim como um filho que ama seu pai e sua mãe obedece aos dois por amor, o homem precisa fazer o mesmo em relação a Deus, que sabe tudo e não deixaria uma vírgula na Bíblia se esta não tivesse o objetivo de trazer felicidade ao homem.

Agora é preciso ter fé. Quando se fala em felicidade, fala-se em felicidade eterna. Na salvação. Não se trata dos momentos felizes desta vida terrestre. Estes são instantes, lampejos, mas a morte logo chega e acaba com tudo. Quem tem a fórmula mágica para escapar da velhice? Da própria morte?

É preciso demonstrar o amor por Deus com ações, praticando a Sua palavra num gesto de fé. Ainda que determinado ensinamento contrarie as nossas vontades, o fato de acreditarmos que se trata da palavra de Deus, e, por isso, obedecê-la, muitas vezes nos sacrificando, atestaremos o amor pelo nosso Senhor. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6).

Todavia, é preciso ter em mente que quando se fala Bíblia, palavra de Deus, necessariamente, não se quer dizer todos os ensinamentos dos líderes religiosos. Mas a leitura da Bíblia em si, após uma oração a Deus em nome de Jesus Cristo, pedindo o auxílio do Espírito Santo para entender a mensagem. Há líderes religiosos sérios e que pregam à risca a palavra, é verdade. Mas, infelizmente, há também os despreparados e os piores: os que pregam em benefício próprio, ofuscando certas passagens e distorcendo outras para obter vantagens dos fieis. Geralmente dinheiro.

Este tipo de pregador é uma arma poderosa nas mãos de satanás, que, muitas vezes, até consegue atrapalhar a obra de Deus. “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo (Mateus 24:11-13).

Deus no comando.

Modificado em 09/02/2014 09:42