body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Se Sukita intimidar o MPF e o TRE, ferrou. Melhor baixar as portas

Por Joedson Telles 

Ao que tudo indica, Sukita achou pouco ser condenado a ver o sol nascer quadrado por mais de 13, sob a acusação de ter metido a mão no dinheiro público. Ao invés de tentar provar que não é corrupto, apenas pelo caminho dos homens e mulheres de bem, eis que emerge, ainda no calor da condenação do TRE/SE, um Sukita atacando a honra da promotora do Ministério Público Federal, Eunice Dantas. Aposta na impunidade ou tenta permutar a penitenciária por um manicômio? Eis a dúvida.

Certamente, Sukita, ao soltar verbos nas ondas do rádio que não lhe ajudam em nada, não agiu orientado pelo seu advogado. Onde já se viu um cidadão na sua condição dizer que a procuradora envergonha o cargo que exerce, e obviamente, por tabela, estaria também a envergonhar o MPF? Disparar que foi julgado de forma clandestina, entre outras pérolas?

Felizmente, Sukita pegou a pessoa errada para bater de frente. Como ser humano, a procuradora Eunice Dantas tem lá seus pecados, claro. Mas covarde ela não é. Não vai se permitir a intimidação. E podem apostar: o que puder ser feito dentro da legalidade, via Justiça, Sukita pode esperar…

Até porque, calejado de lidar com processos, ele sabe muito bem que não atacou apenas a procuradora em si, mas a própria instituição Ministério Público Federal. Feriu também o Poder Judiciário com este papo de julgamento de forma clandestina.

Passa da hora de Sukita entender que arrogância tem limites. Subestimar inteligências idem. Confiar em um eleitor em sua maioria embrutecido é uma coisa e querer colocar o dedo no suspiro de órgãos sérios criados para enquadrar quem não respeita a coisa pública é outra bem distinta.

O discurso de coitadinho, de filho de vaqueiro perseguido pode funcionar (e tem funcionado) para a fatia do eleitorado que dá de ombros para a sua condenação. Vê como normal, em uma eleição, ele tirar dos cachorros e atirar em Eduardo Amorim e André Moura e, no pleito seguinte, estarem juntos e misturados no mesmo palanque. Fala sério…

Entretanto, não tem retórica em rádio que convença a parte do eleitorado que acredita na seriedade do MPF e do TRE. Para esta, Sukita paga pelo que fez. Além disso, se um dia Sukita conseguir intimidar estes dois órgãos, ferrou de vez. Ambos poderão baixar suas portas.

Modificado em 18/07/2018 21:22

Universo Político: