body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

A saída de Rogério Carvalho do grupo Universo

“Postagens esdrúxulas incitam o ódio e a morte de Lula”, justifica

Por Joedson Telles

Como faço sempre, nesta sexta-feira, dia 26, liguei o celular às 5 horas e alguns minutos e acessei o grupo do Universo no zap. Para minha surpresa, esbarro num pequeno texto de despedida assinado pelo ex-deputado federal e presidente do PT de Sergipe, Rogério Carvalho. Após um banho, um cuscuz com ovos caipiras e algumas leituras, divido com o internauta que não faz parte do grupo e lembro os verbos aos que fazem. Depois entro em campo. 

“Boa noite a esse seleto grupo. Estou pedindo licença aos amigos e me retirando do grupo em virtude de postagens esdrúxulas que incitam o ódio e a morte de Lula. Enquanto o Brasil for assim dividido nunca andaremos para frente. Boa noite a todos e que toda a direita do país viva por muitos anos porque assim presenciará os que mais precisam voltar a ter vez e voz nesse mundo”, escreve Rogério Carvalho para, em seguida, deixar o grupo lamentavelmente.

Como único administrador do grupo criado para divulgar os links de alguns textos (não todos para não abusar da paciência alheia) postados no site Universo Político fico malcontente e até constrangido quando uma pessoa deixa o grupo sentindo-se agredida de alguma forma. No caso de Rogério, indiretamente pela sua ligação óbvia ao ex-presidente Lula. Desde já, minhas desculpas publicamente.

Óbvio que quando se forma um grupo com políticos, jornalistas e pessoas que gostam da política o debate sempre vai existir. E soa inevitável a temperatura não subir, em alguns momentos. Há aqueles que apenas acompanham tudo, mas sempre haverá quem parta para cima com cólera. E, sinceramente, não há como o administrador controlar os excessos. Tampouco o que alguns enxergam como excessos.

As redes sociais, assim como a própria vida, requerem dos seus atores educação, limites, respeito, moderação, ética nas palavras. Existe a etiqueta. Mas se nem todos pensam assim, ainda que o gestor do grupo pense e tente dar o exemplo, exceto expulsar desvirtuados do espaço, não sobra muita coisa a fazer. O comportamento da maioria do grupo Universo deveria servir de exemplo. E até serve, mas sempre há descontrolados.

O que penso sobre Lula, por coincidência, externei no mesmo Universo 24 horas antes do seu julgamento. Escrevi justamente sobre o amor ou o ódio que a maioria sente pelo ex-presidente. E deixei claro: não faço parte nem de um time nem do outro. Não amo e nem odeio Lula. Faço jornalismo buscando equilíbrio – e os arquivos falam por mim.

Entretanto, não tenho – e nenhuma pessoa sensata tem – como deixar de dar razão a Rogério Carvalho quando não aceita que se pregue ódio e até a morte do Lula. Note-se que, quem chega a este ponto doentio, não se contenta em atacar o político Lula: parte para o ser humano. A Justiça, as leis já não contemplam. Pensamento tão abominável que nem vou comentar.

Rogério, contudo, poderia ir para o confronto? Claro. É talhado para o debate. Aliás, correr nunca foi o seu estilo. Mas tem toda a liberdade para decidir o que fazer e decidiu. Merece o respeito de todos. Optou pelo silêncio. Talvez sábio. Quem sabe aonde um debate com quem prega ódio e morte pode chegar?

P.S. O presidente do PT, infelizmente, não é o primeiro petista a evitar o confronto e deixar o grupo. Alguns assumidos e outros nem tanto fizeram o mesmo também por conta de postagens contra o PT e Lula. Lamento, pois idealizei o grupo equilibrado. Mas respeito a opção dos petistas. Se desejarem voltar, é só comunicar no privado. As portas nunca estarão fechadas. 

Modificado em 26/01/2018 08:23

Universo Político: