body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

PSDB e a necessidade de se livrar de Aécio Neves

Por Joedson Telles

Coube ao prefeito de São Paulo, João Doria, ecoar sentimentos e defender que o senador Aécio Neves (MG) continue afastado da Presidência Nacional do PSDB. Sugere que Aécio use seu tempo para resolver pendências que tem com a Lava Jato. Doria não enfatiza, mas a lógica óbvia é não permitir que Aécio Neves e tudo que pesa contra ele sirvam de munição para adversários políticos na eleição presidencial de 2018.

Nome de destaque no cenário nacional, Doria sonha em disputar a eleição para presidente da República. Sua gestão em São Paulo e o fato de ser novo na disputa nacional são trunfos importantes na disputa interna com outros tucanos que também almejam disputar o pleito maior. E, entre eles, não sei como e tampouco com quais condições, está o próprio Aécio Neves. Coisas da política.

Sem pensar duas vezes, creio que, exceto adversários, 10 em cada 10 pessoas em perfeita sanidades mentais cravam que Doria tem toda razão. 2018 é amanhã. E dificilmente Aécio Neves terá tempo para virar o jogo até lá. Convencer Judiciário e eleitor que é inocente e, logo, vítima de uma mega armação para lhe destruir politicamente.

Mesmo que não seja candidato, Aécio Neves será o principal alvo dos adversários do PSDB. E se estiver como presidente da legenda, participando da campanha, tendo voz ativa será o principal combustível do discurso rival. A situação de Aécio, hoje, é tão crítica, note-se, que mesmo que ele fosse expulso do partido seu nome seria ligado ao PSDB quando o objetivo fosse desgastar a candidatura da legenda.

Claro que descolar do presidente Michel Temer, escolher um bom vice, fortalecer a aliança ao máximo, garantindo mais tempo de TV, construir um plano de governo em sintonia com os anseios populares são imprescindíveis para o sucesso do projeto PSDB 2018.

O PSDB – como o PT ou qualquer outro partido que almeje um voo tão alto – não pode descuidar do óbvio. E, no caso dos tucanos, o primeiro passo é persuadir o eleitor que Aécio Neves é carta fora do baralho. Se não conseguir isso, o projeto já nasce falido. Com qual coerência o PSDB vai atacar o PT? O PMDB? Qualquer adversário?

Modificado em 04/07/2017 07:04

Universo Político: