body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Os da fé jamais jogam a toalha

Por Joedson Telles

A falta de fé em Deus – e fé é como mulher grávida: não há meio termo: ou a criança está ali ou não – tem levado muitas pessoas a nutrirem juízos equivocados no tocante aos problemas da vida. E como problema é algo que todos têm – uns mais outros menos, mas todos vivem seus dramas – as explicações “encontradas” fora da Bíblia são terrenos minados.

Uma delas, aliás, a mais perigosa, creio, é a pessoa nutrir a ideia que está sofrendo porque tem um “débito de outra vida”. Nada disso. A Bíblia é clara: não existe reencarnação. Com todo respeito a quem acredita nisso, é uma tese consoladora, esperançosa, estimulante para se enfrentar uma vida tão cheia de provações. Contudo, sem sustentação na palavra de Deus.

Muitos têm se aproveitado da dificuldade de algumas pessoas para interpretar a Bíblia à luz do Espírito Santo e conseguem confundir. Mas a verdade é que seguir Jesus Cristo, entendendo o seu plano de salvação no amor de Deus por todos nós, é de longe o maior ensinamento bíblico.

E aí entra a inteligência: se Jesus Cristo diz textualmente, em João 14:6,  que é o caminho (destaco a riqueza da língua portuguesa: Jesus é o caminho e não um caminho) a verdade e a vida e que ninguém vai ao Pai se não for através dele, resta dúvida que essa história de reencarnar, lapidar carma e sei lá mais o que para resolver o próprio problema não tem amparo na Bíblia?

Bolas! Se Deus respaldasse essa história de reencarnação submeteria seu único filho ao ímpar sacrifício da crucificação com a ideia de salvar o mundo? Por que Jesus sofrer tanto se “qualquer um pode reencarnar e resolver seus próprios problemas?”

Outra explicação absurda para os problemas da humanidade repousa na lógica de o próprio Deus enviá-los como forma de “castigo”. Mas como, se a Bíblia diz que nenhum mal vem de Deus? O julgamento pertence ao Senhor e todos nós seremos julgados, evidente. Mas isso acontecerá depois da segunda vinda de Jesus Cristo. Aí, sim, Deus julgará. Mas Deus não vive castigando ninguém.

Os problemas – queiramos ou não – são oriundos da própria vida. Fazem parte da estratégia do inimigo, o satanás, para tentar afastar o povo de Deus. Para manter o maior número possível de pessoas vivendo fora da palavra de Deus. Num mundo altamente materialista, de costas para o espiritual, não é muito difícil entender porque ele consegue emplacar a lógica, ainda que esta seja estúpida.

O sacrifício de Jesus Cristo, contudo, não permite aos da fé jogar a toalha. A aposta deve ser sempre na salvação eterna. Lutar, evidente, para vencer os problemas atuais. Temos o direito de viver bem já aqui, lógico. Mas precisamos estar conscientes que o mais importante é a salvação. Inegociável, aliás. O que este mundo atual oferecer de bom é uma espécie de bônus. Ótimo. Mas quem ainda está a aqui precisa encarar os problemas de frente. Não cessarão nesta vida. A palavra sacrifício estará sempre presente na vida dos cristãos.

Aí o leitor indaga, não sem razão: “e Deus? Está, então, de braços cruzados enquanto os problemas se avolumam?”. Não. Jamais. Deus sempre estará presente. Agora, quem anda na sua palavra, quem se permite alimentar o espírito com os ensinamentos bíblicos lida melhor com os problemas. Enfrenta tudo de frente e a vitória é certa ao tempo de Deus. Estão, na verdade, no abrigo de Deus, como diz o salmo 91. Os da fé jamais entram em desespero.

“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: de Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:12-15).

Para fechar, sugiro uma meditação no livro de Jó. Querem prova maior que os problemas batem à porta pelas mãos do inimigo para tentar afastar a pessoa de Deus, mas os da fé não jogam a toalha e vencem ao tempo de Deus?

Deus no comando.

P.S. Reproduzo o capitulo 1 de Jó. Busquem os demais na Bíblia.

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.

E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

Então o Senhor disse a satanás: donde vens? E satanás respondeu ao Senhor, e disse: de rodear a terra, e passear por ela.

E disse o Senhor a satanás: observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

Então respondeu satanás ao Senhor, e disse: porventura teme Jó a Deus debalde?

Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

E disse o Senhor a satanás: eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E satanás saiu da presença do Senhor.

E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,

Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Estando este ainda falando, veio outro e disse: fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.

Estando ainda este falando, veio outro, e disse: ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

Eis que um grande vento sobreveio do além do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.

Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Modificado em 11/09/2016 06:47

Universo Político: